Programa de formação para gestantes será descentralizado em São Bernardo
Projeto Bebê a Bordo vai chegar às 35 UBSs, promovendo aulas sobre direitos da parturiente, parto, amamentação e métodos contraceptivos; foco é na humanização do atendimento
- Data: 11/02/2025 17:02
- Alterado: 11/02/2025 17:02
- Autor: Redação
- Fonte: PMSBC
Com o foco de estender plano de humanização do atendimento e empoderamento das gestantes para o momento do parto e do puerpério, a Prefeitura de São Bernardo, sob gestão de Marcelo Lima, vai ampliar o Programa Bebê a Bordo em 2025, levando a ação a todas as 35 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade. A iniciativa, que, atualmente, é realizada somente no Hospital da Mulher, será, desta forma, descentralizada, expandindo o acesso das gestantes que realizam o pré-natal na rede municipal de saúde, a partir do terceiro trimestre da gestação.
O Programa Bebê a Bordo oferta aulas sobre os direitos das parturientes, os processos fisiológicos, trabalho de parto, parto e puerpério, além de abordar a amamentação e métodos contraceptivos, entre outros tópicos. As aulas visam esclarecer todas as dúvidas da gestante e do acompanhante de sua escolha.
Iniciado em 2010, o programa tem como grande objetivo promover o acolhimento das gestantes que realizam o pré-natal nas UBS da cidade, por meio de visitas à maternidade do Hospital da Mulher. A principal missão do projeto é ajudar as gestantes a se prepararem para a maternidade, proporcionando um ambiente de apoio, segurança e informações essenciais sobre parto e puerpério.
“O programa tem sido conduzido de maneira contínua e em parceria com a Rede de Atenção Básica de Saúde (UBS), na qual as gestantes, sistematicamente, realizam o pré-natal”, pontuou a médica coordenadora de Obstetrícia do Hospital da Mulher, Silvana Aparecida Giovanelli. “O foco é proporcionar uma compreensão mais aprofundada do momento mais oportuno para internação hospitalar, a evolução do trabalho de parto, do parto e do pós-parto, garantindo um apoio estruturado e integral às futuras mães. Informamos sobre a utilização dos métodos não farmacológicos e farmacológicos para alivio da dor, proporcionando um conformo e um estímulo ao parto vaginal”, completou.
ENCONTRO – A primeiro encontro do ano de 2025 do Bebê a Bordo ocorreu no fim de janeiro. Cerca de 30 pessoas, entre gestantes e acompanhantes, assistiram às aulas ministradas pelas profissionais do programa: a médica obstetra Silvana Aparecida Giovanelli, a assistente social Fernanda Cípola, a fonoaudióloga Jenny Agurto Cea e a enfermeira da maternidade, Ivelise Araújo de Souza. Completam a equipe a enfermeira e coordenadora do programa, Cassia Mazzari, e a gerente de enfermagem do HM, Selma Maria da Costa.
As gestantes e seus acompanhantes puderam tirar dúvidas sobre o momento mais oportuno e motivos para a internação, sobre o trabalho de parto, o parto e a amamentação. “Gostei muito, foi um grande aprendizado”, afirmou a professora Thalissa Siqueira, 27, moradora do Ferrazópolis, grávida de sete meses do seu primeiro filho. “Por ser minha primeira gestação, tenho algumas inseguranças, especialmente com relação à amamentação, e toda informação que recebemos hoje será de grande ajuda”, sustentou. A professora Kelly Patricia Alves de Souza, 25, moradora do bairro dos Casas, se sentiu mais segura para o parto após a formação. “Foi muito rico, tive acesso a muitas informações que não conhecia”, declarou. As duas estavam acompanhadas de seus companheiros.
“A partir deste ano, queremos ampliar o acesso das gestantes ao Programa Bebê a Bordo. Vamos gravar as aulas e transmitir nas salas existentes nas UBSs destinadas aos encontros dos grupos de gestantes. Desta maneira, facilitamos que as munícipes e seus acompanhantes assistam as aulas e a seguir retire suas dúvidas com a equipe do HM que estará on-line, no dia da reunião previamente agendada”, explicou a gerente de enfermagem, Selma Maria da Costa. “Isso vai ampliar o alcance do programa, gerando melhor integração entre atenção primária e hospitalar, potencializando a humanização do atendimento às gestantes”, emendou.
O agendamento para participar do Bebê a Bordo deve ser feito na UBS onde a gestante faz seu pré-natal.
Tempo em São Bernardo para amanhã
23/01
Sol com muitas nuvens. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
Madrugada
![Noite com muitas nuvens. Noite com muitas nuvens.](https://abcdoabc.com.br/wp-content/themes/abcdoabc/imgs/api_tempo/2rn.png)
Manhã
![Sol com muitas nuvens. Sol com muitas nuvens.](https://abcdoabc.com.br/wp-content/themes/abcdoabc/imgs/api_tempo/2r.png)
Tarde
![Sol entre nuvens e pancadas de chuva, com trovoadas Sol entre nuvens e pancadas de chuva, com trovoadas](https://abcdoabc.com.br/wp-content/themes/abcdoabc/imgs/api_tempo/4t.png)
Noite
![Noite chuvosa. Noite chuvosa.](https://abcdoabc.com.br/wp-content/themes/abcdoabc/imgs/api_tempo/4n.png)
![](https://abcdoabc.com.br/wp-content/themes/abcdoabc/imgs/api_tempo/temperatura.png?id=2)
Temperatura em
São Bernardo
Max: 28°C
Min: 22°C
![](https://abcdoabc.com.br/wp-content/themes/abcdoabc/imgs/api_tempo/chuva.png?id=2)
Chuva em
São Bernardo
Probabilidade: 92%
Quantidade: 6mm
![](https://abcdoabc.com.br/wp-content/themes/abcdoabc/imgs/api_tempo/vento.png?id=2)
Ventos em
São Bernardo
Velocidade: 5km/h