Vendas de Natal devem crescer até 8% neste ano, aponta ACISBEC
Projeção é baseada na injeção de dinheiro na economia com o pagamento do 13º salário
- Data: 15/12/2021 11:12
- Alterado: 15/12/2021 11:12
- Autor: Redação
- Fonte: ACISBEC
São Paulo - Comércio com decoração de Natal na rua Teodoro Sampaio, em Pinheiros.
Crédito:Rovena Rosa/Agência Brasil
A poucos dias para o Natal, a ACISBEC (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo do Campo) estima que as vendas devem se intensificar nas últimas duas semanas. A expectativa é a de que o movimento seja entre 5% e 8% maior em relação a data do ano passado. O período é considerado o melhor do ano para o varejo.
A expectativa é baseada na retomada da confiança do empresário e do consumidor. Para o presidente da ACISBEC, Valter Moura, o principal fator para melhorar o movimento do comércio neste ano é a injeção de dinheiro na economia.
“Devemos considerar o 13º salário e parte desse valor recebido será destinado para o consumo. Sem contar que neste ano, embora a pandemia ainda esteja assombrando a população, os consumidores estão com mais vontade de comemorar e fazer compras”, acrescentou.
O dirigente ressaltou que este pode ser um Natal melhor, principalmente em relação ao ano passado, no entanto, ainda será o das lembrancinhas. “Há fatores que não devem ser descartados. A situação é instável, a inflação e o desemprego são os principais motivos. Por isso, o consumidor está reticente, não sabe o que pode acontecer no futuro e prefere guardar um pouco de dinheiro”, avaliou.
A perspectiva é de um gasto médio de R$ 180,00. Entre as atividades do varejo que devem ter melhor movimento de vendas estão vestuários, calçados, brinquedos, eletroeletrônicos e perfumarias.