Vacinas bivalentes já estão disponíveis para moradores de São Bernardo acima de 60 anos

Doses da nova versão do imunizante são ofertadas nas 33 Unidades Básicas de Saúde sem necessidade de agendamento

  • Data: 09/03/2023 13:03
  • Alterado: 09/03/2023 13:03
  • Autor: Carla de Gragnani
  • Fonte: Secom - PMSBC
Vacinas bivalentes já estão disponíveis para moradores de São Bernardo acima de 60 anos

Crédito:Omar Matsumoto/PMSBC

Você está em:

A Prefeitura de São Bernardo liberou nesta quinta-feira (9/3) a vacina bivalente da Pfizer para moradores acima de 60 anos de idade. As doses do imunizante, que protege contra o vírus original da Covid-19 e suas variantes, estão sendo aplicadas nas 33 Unidades Básicas de Saúde (UBS), sem necessidade de agendamento. Imunossuprimidos acima de 12 anos também podem receber a nova versão da vacina nas UBSs.

Já os idosos acamados ou domiciliados, moradores e funcionários de Instituições de Longa Permanência (ILPIs) e população indígena, seguem sendo imunizados em casa pelas Equipes de Saúde da Família. A vacina bivalente deve ser administrada somente nas pessoas que tomaram pelo menos duas doses das vacinas monovalentes e com intervalo da segunda dose de, pelo menos, quatro meses.

“Com esta nova etapa, conseguimos cobrir todo o público idoso, que é o mais vulnerável e suscetíveis aos sintomas mais graves da doença. A vacinação deste público traz uma tranquilidade de que estamos oferecendo mais uma camada de proteção. Mas é preciso que todos façam sua parte e procurem as unidades para se vacinar”, destacou o prefeito Orlando Morando.

CICLO VACINAL COMPLETO – Todas as 33 UBSs têm disponibilidade das vacinas monovalentes Coronavac, Pfizer Adulto, Pediátrica e Baby para que as pessoas completem os ciclos vacinais antes de receberem essa nova dose de reforço. As salas de vacinação funcionam de segunda a sexta-feira, sendo que 20 equipamentos atuam com horário estendido, das 7h às 22h (Planalto, Parque São Bernardo, Farina, Ferrazópolis, Nazareth, Vila Marchi, Orquídeas, União, Represa, Vila Rosa, Vila Euclides, Demarchi, Leblon, São Pedro, Silvina, Alves Dias, Ipê, Alvarenga, Batistini, Taboão). Nestes locais, a vacinação acontece das 8h às 21h. As demais unidades funcionam das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira, com vacinação das 8h às 17h.

DIA D DA SEMANA DA MULHER – Neste sábado (11/3), as UBSs funcionarão das 8h às 17h para o dia D da Semana da Mulher. Serão ofertados exames de prevenção ao câncer de colo de útero e de mamas e demais exames de atenção à saúde da mulher. A ação é realizada por agendamento. As unidades também vão ofertar vacinação contra a Covid-19 para todos os públicos já anunciados e as demais doses do calendário anual de vacinação, inclusive da HPV, para meninos e meninas de 9 a 14 anos.

MAMOGRAFIA – Além de todas as atividades, a Carreta da Mamografia ofertará o exame por livre demanda, das 8h às 17h, com último bloco de atendimento às 16h, na Praça da Matriz (Rua Marechal Deodoro). Neste dia, serão distribuídas 40 senhas na parte da manhã e outras 40 na parte da tarde. Para a realização da mamografia, mulheres de 50 a 69 anos não precisam apresentar o pedido médico. As demais faixas etárias devem estar com a solicitação em mãos.

Compartilhar:

  • Data: 09/03/2023 01:03
  • Alterado:09/03/2023 13:03
  • Autor: Carla de Gragnani
  • Fonte: Secom - PMSBC









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados