UBS de São Bernardo recebe visita de profissionais do Mais Médicos
O mexicano Luis Fernando Haro Valdez vai trabalhar na UBS da Vila São Pedro, enquanto a brasileira Katia Marquinis já atende no Batistini
- Data: 23/09/2013 14:09
- Alterado: 23/09/2013 14:09
- Autor: Vinícius Dominichelli
- Fonte: PMSBC
Crédito:
A UBS da Vila São Pedro recebeu a visita de dois profissionais do Programa Mais Médicos na manhã desta segunda-feira (23). O mexicano Luis Fernando Haro Valdez e a brasileira Katia Marquinis conheceram as instalações da unidade e também os novos colegas de trabalho. Uma terceira médica, a também brasileira Perla Perez Cortada, formada na Espanha, teve problemas com o voo e deve visitar o local nos próximos dias.
A primeira impressão do médico foi a melhor possível. “É uma unidade muito bem equipada e com uma equipe grande. O tratamento e o acolhimento foram ótimos, tanto do pessoal da UBS quanto dos funcionários”, afirma Luis Fernando Haro Valdez, 36 anos. O mexicano se formou em Guadalajara em 2002 tendo passado por treinamento em neurologia. Na Eslováquia fez treinamento para atender pessoas queimadas. Ele também trabalhou com comunidades indígenas em seu país e também na Guatemala.
Valdez vai conhecer outras estruturas da rede básica de saúde da Prefeitura de São Bernardo ainda nesta semana. Na segunda-feira (30), o médico já começa a atender normalmente na unidade da Vila São Pedro.
“Torci muito para que esses médicos de fato viessem. A comunidade aqui da região é muito carente e realmente precisa de atendimento”, disse a coordenadora da UBS, Sandra Regina Cunha Queiróz, 43 anos.
O pintor Relbom Moreira do Espírito Santos, 43 anos, que aguardava por atendimento na manhã desta segunda-feira, aprovou a chegada do médico à unidade da Vila São Pedro. “Desde que seja competente não importa a nacionalidade. Tem que dar oportunidades também para os médicos de fora. O que importa é ter um atendimento adequado”, disse.
UBS Batistini – Há cerca de um mês, a médica Kátia Marquinis começou a trabalhar na UBS Batistini. Segundo a profissional do Mais Médicos, a aceitação dos pacientes tem sido muito positiva. “O trabalho tem sido fantástico e muito gratificante. O SUS aqui é um sistema que funciona de verdade e dá para perceber que os funcionários se esforçam para melhorar ainda mais o atendimento”, disse.