Trecho da Estrada dos Alvarenga passa a ter mão única de direção
Passa a ter mão única trecho da via, no sentido Centro/Bairro, que vai da Praça Giovanni Breda até o cruzamento com a Av. Café Filho
- Data: 13/06/2016 16:06
- Alterado: 13/06/2016 16:06
- Autor: Niceia de Freitas
- Fonte: PMSBC
Crédito:Nilson Sandre
A Secretaria de Transportes e Vias Públicas implantou mão única de direção em trecho da Estrada dos Alvarenga no sentido Centro/Bairro. A intervenção ocorre entre a Praça Giovanni Breda até o cruzamento com a Avenida Presidente Café Filho. No restante do viário, o fluxo de veículos continua com tráfego normal – uma faixa de rolamento para cada sentido. A mudança é provisória, prevista por seis meses, e necessária para o andamento das obras do Corredor Alvarenga, que terá faixas exclusivas para os coletivos municipais.
Em função da alteração, a alternativa para os motoristas que seguem no sentido Bairro/Centro é acessar a Rua Victorino Silva. Os usuários da via foram informados do plano de desvio por meio de banners e faixas. No local, motoristas e usuários da via também contam com apoio de agentes de trânsito.
Alguma das intervenções que estão sendo feitas para a implantação do Corredor Alvarenga são alargamento de pistas, reforço no subsolo, instalação de guias, sarjetas e pontos de parada e remoção de postes. A obra faz parte do Programa de Transporte Urbano de São Bernardo (PTUSBC), que prevê a construção de 15 corredores de ônibus na cidade.
O corredor Alvarenga terá 3,6 quilômetros de extensão e está em obras o primeiro trecho, que vai da Praça Giovanni Breda até a rotatória próxima à Fundação Salvador Arena, na altura da Rua Pedro Breda.
De acordo com a Secretaria de Transportes e Vias Públicas, operam na localidade 10 linhas municipais, que realizam 500 viagens por dia. A população que usa o transporte na região é estimada em 57,5 mil passageiros de bairros como Jardim Laura, Eldorado, Parque dos Químicos, Orquídeas, Los Angeles, Parque Imigrantes, Jardim Represa e Detroit, entre outros.
As obras do Corredor Alvarenga tiveram início em outubro de 2015. A previsão é que sejam concluídas em até 24 meses.