Tocha Olímpica: São Bernardo embalada pela música
Artes, música e esportes contagiam o Revezamento da Tocha Olímpica em São Bernardo do Campo. Blue Light Blues Band tocam o melhor do blues na cerimônia de celebração
- Data: 21/07/2016 17:07
- Alterado: 21/07/2016 17:07
- Autor: Redação
- Fonte: Rio 2016
Crédito:Rio 2016
Está tudo pronto para a passagem do Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016 por São Bernardo do Campo, neste sábado (23). O comboio passa antes por Guarulhos, São Caetano do Sul e Santo André. O revezamento terá início às 16h30, na Avenida Senador Vergueiro, em frente à concessionária Nissan, e a pira de celebração será acesa às 19h, no estacionamento do Ginásio Esportivo, com a apresentação de Blue Light Blues Band, em seguida.
O público que acompanhar o Revezamento da Tocha Olímpica poderá prestigiar e participar das atividades culturais e esportivas promovidas pela cidade ao longo da rota do comboio. Artistas de circo farão intervenções na Avenida Senador Vergueiro, no início do revezamento, e na praça da Avenida Kennedy. No Ginásio Esportivo, local da cerimônia de celebração, públicos de todas as idades poderão aproveitar as atividades esportivas como vôlei, badminton, ginástica artística, futevôlei e também os carrinhos de rolimã.
No estacionamento do Ginásio Esportivo, grupos musicais embalam o público para a chegada do último condutor. A Orquestra de Viola Caipira faz a abertura da programação musical da cidade, seguida pelas bandas Jout e Universo Relativo. Após o acendimento da pira de celebração, sobem ao palco os integrantes do Blue Light Blues Band levando o melhor do blues para o público de São Bernardo do Campo.
Nesta quinta-feira (21), durante o encontro com a imprensa, alguns condutores tiveram o prazer de conhecer a tocha Olímpica. Estiveram presentes os condutores Rafael Rodrigues, indicado pela Nissan; Marcos Antônio Feitosa, indicado pelo Bradesco, e Alessandro Rodrigo da Silva, indicado pela prefeitura. Luiz Marinho, prefeito de São Bernardo do Campo, também esteve presente ao encontro.
• “Foi uma surpresa quando recebi a ligação confirmando minha presença como condutor e vivo a cada dia na ansiedade de chegar o dia tão sonhado e pela oportunidade de representar o boxe de cadeira de rodas e o jiu-jitsu”. Rafael Rodrigues é paratleta de boxe de cadeira de rodas e jiu-jitsu. Sofreu um grave acidente há 19 anos, que o deixou paraplégico. Após conhecer outras pessoas em situações semelhantes, Rafael deu a volta por cima e resgatou sua autoestima nas artes marciais. Hoje, é campeão absoluto de jiu-jitsu e sonha em defender o Brasil na modalidade em Jogos Paralímpicos.
• “Sempre lutei para fazer a diferença na vida das pessoas e sonho um dia em treinar uma equipe olímpica. Por enquanto, vou conduzir a tocha Olímpica para sentir a emoção e o gostinho que os Jogos Olímpicos proporcionam aos atletas”. Marcos Antônio Feitosa é técnico de atletismo. Com muita dedicação, levou atletas sem condições financeiras a resultados expressivos como o 15º lugar na Corrida São Silvestre e vitórias em diversos circuitos de corrida de rua, além de um campeonato Mundial Master Feminino.
• “Esse ano apresenta uma emoção atrás da outra. A classificação para os Jogos Paralímpicos Rio 2016, minha participação no Revezamento da Tocha Olímpica e o primeiro aniversário do meu filho. Acredito que a sensação que terei ao participar da tocha Olímpica será a mesma que tive ao subir ao pódio e ostentar a medalha de ouro representando meu país”. Alessandro Rodrigo da Silva é paratleta de arremesso de peso e está classificado para representar o Brasil nos Jogos Paralímpicos Rio 2016. É o atual campeão das Américas e é 1º lugar no Ranking Mundial 2016.
• “Estou feliz pela cidade receber a tocha Olímpica. Tenho certeza que os moradores farão uma grande festa para recepcionar a chama Olímpica e que todos os condutores farão bonito para o evento ficar marcado na história de São Bernardo do Campo e em nossos corações”, disse Luiz Marinho, prefeito de São Bernardo do Campo.
A TOCHA EM SÃO BERNARDO DO CAMPO
Rota: 13 km de percurso
Mais de 50 condutores em São Bernardo do Campo
Início do revezamento: 16h30, na Avenida Senador Vergueiro, em frente à concessionária Nissan.
Cerimônia de celebração: 19h, no estacionamento do Ginásio Municipal, com as apresentações da banda Blue Light Blues Band, em seguida.
A TOCHA NO BRASIL
• Mais de 300 cidades recebem o Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016, envolvendo 90% da população brasileira em todos os 26 estados além do Distrito Federal.
• 12.000 condutores, escolhidos por meio de campanhas públicas ou nomeações diretas (do Rio 2016 e dos patrocinadores oficiais – Coca-Cola, Nissan e Bradesco).
• São 95 dias circulando pelo Brasil, desde a saída em 3 de maio, em Brasília. A chegada ao Rio de Janeiro será em 4 de agosto. No dia seguinte, as ruas da cidade olímpica serão palco do Revezamento até a chegada ao Estádio do Maracanã, quando o último condutor acenderá a pira Olímpica na Cerimônia Oficial de Abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016.
• O Revezamento da Tocha Olímpica percorre 20 mil quilômetros por estradas e viajou 10 mil milhas aéreas no trecho ao Norte e Centro-Oeste, entre Teresina e Campo Grande. Essa distância é mais da metade de uma volta ao redor da Terra pela linha do Equador (40.075km).
• Alguns lugares icônicos receberam a tocha Olímpica, como Fernando de Noronha, Chapada Diamantina, Inhotim, Chapada dos Guimarães, Lençóis Maranhenses, Pantanal, Foz do Iguaçu, entre outros;
• O objetivo do Revezamento é levar os Jogos Olímpicos Rio 2016 para todo o país. O Revezamento da Tocha no Brasil quer mostrar a essência, o calor e a diversidade dos brasileiros. A ideia é atrair os brasileiros para a rua, mostrar a multiplicidade cultural, natural e popular do povo.