Termomecanica é homenageada em evento realizado na Câmara Municipal de São Bernardo
Na ocasião, foram celebrados os 132 de fundação de Rudge Ramos, bairro onde a matriz da Termomecanica está estabelecida
- Data: 20/12/2023 15:12
- Alterado: 20/12/2023 16:12
- Autor: Redação
- Fonte: Termomecanica
Da esquerda para a direita: Secretário Municipal de Concessões e Parcerias de São Bernardo do Campo, Ademir Silvestre da Costa, o Diretor Estatutário, membro do Conselho Curador da Fundação Salvador Arena e do Conselho de Administração da Termomecanica, Nelson da Silva Leme, e o Vereador de São Bernardo do Campo Mauricio Cardozo
Crédito:Divulgação
Em comemoração ao aniversário de 132 anos do bairro Rudge Ramos, em São Bernardo do Campo, foi realizada, na última terça-feira (05/12), uma cerimônia solene, na Câmara de Vereadores do município, na qual a Termomecanica, líder nacional na transformação de Cobre e suas ligas, foi uma das companhias homenageadas, devido à constante contribuição para o desenvolvimento da região. Na ocasião, além da Termomecanica, outras indústrias, famílias tradicionais representantes do comércio, e do setor de prestação de serviços também foram homenageadas.
A celebração contou, ainda, com uma mesa de honra composta por diversas autoridades do município, entre elas o Vereador Mauricio Cardozo e sua noiva Natalia Nalle, o Secretário Municipal de Concessões e Parcerias, Ademir Silvestre da Costa, que representou o Prefeito Orlando Morando (PSB), a Delegada Titular do 2º Distrito Policial de Rudge Ramos, Dra. Priscila Camargo, o Assessor Parlamentar Ricardo Ferrari, representando a Deputada Estadual Carla Morando (PSDB), e o Assessor Parlamentar Mateus Ferreira, que representou o Deputado Federal, Marcelo Lima (PSB).
O Diretor Estatutário, membro do Conselho Curador da Fundação Salvador Arena e Vice-presidente do Conselho de Administração da Termomecanica, Nelson da Silva Leme, reforçou, durante a cerimônia, o compromisso da empresa em seguir investindo em melhorias que atendam a população local. “Desde o início da nossa história, quando Salvador Arena começou a trilhar os primeiros passos da Termomecanica e, também, da Fundação Salvador Arena, a nossa prioridade central é contribuir significativamente para o desenvolvimento da região e do nosso país nas frentes social, educacional e econômica. Isto segue intrínseco, até os dias de hoje, em nosso DNA”, destaca.
Histórias entrelaçadas
O bairro Rudge Ramos teve origem em 1891, quando os irmãos italianos Adelfo Piagentini, Romualdo Piagentini e Tommaso Piagentini conseguiram a autorização para a construção de uma capela na região. Anos mais tarde, em 1942, com um capital de apenas U$ 200, o Engenheiro Salvador Arena inaugurou a Termomecanica, a princípio, na Mooca, em São Paulo, mas, que logo foi transferida para o bairro são-bernardense.
Em um primeiro momento, as operações da organização eram focadas na produção de fornos para padarias, utilizando máquinas importadas dos Estados Unidos. Este foi o apenas o pontapé inicial para a trajetória de sucesso da empresa que se tornou referência na transformação de metais não ferrosos. “Bebemos na fonte dos ensinamentos de um líder que acreditava no capital humano como propulsor central para o desenvolvimento e desempenho de qualquer negócio e que implementou valores como ética, responsabilidade socioambiental, transparência, entre outras características que tornaram a Termomecanica a potência industrial que ela é atualmente”, comenta Leme.
O executivo acrescenta, ainda, que o compromisso com a educação, ações sociais e o cuidado com as pessoas, traços também herdados de Arena, seguem fazendo a diferença para a companhia e a região, através da sua controladora, a Fundação Salvador Arena. “A história de Rudge Ramos e da Termomecanica andam de mãos dadas, e, por isso, gostaríamos de parabenizar o bairro pelos 132 anos. Nosso objetivo é seguirmos sempre em sinergia e em busca do bem-estar social e econômico de todos que aqui vivem”, finaliza.