Tempo de Escola comemora três anos em São Bernardo
Para celebrar o aniversário, o poeta e compositor Vinicius de Moraes foi escolhido como tema do evento ocorrido no Cenforpe
- Data: 06/09/2013 18:09
- Alterado: 06/09/2013 18:09
- Autor: Cosmo Silva
- Fonte: PMSBC
Crédito:
A música “Samba da Benção”, de autoria do compositor Vinicius de Moraes, abriu os festejos do terceiro aniversário do Programa Tempo de Escola da rede municipal de ensino de São Bernardo. Realizada na manhã desta sexta-feira (6/9) no auditório do Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cenforpe), a comemoração teve como tema vida e obra de Vinicius de Moraes (2013 é o ano do centenário do poeta).
Durante três horas, crianças envolvidas no programa realizaram várias apresentações como shows de hip hop, música clássica, MPB, demonstrações de tae-kwon-do, capoeira, futebol e danças dos mais variados estilos, como de rua e afrodescendentes, além de apresentações de poesias, saraus e exposições. Tudo baseado na obra do autor de Garota de Ipanema.
Lançado em junho de 2010 pelo prefeito Luiz Marinho, o programa tinha como objetivo inicial estender a jornada do aluno na unidade escolar, possibilitando o amplo desenvolvimento de seu potencial, além de permitir que todas as crianças participantes permanecessem em tempo integral na escola. Passados três anos da implantação do programa na rede municipal, os ganhos e as transformações na vida dos alunos são comemorados pelos pais, professores, educadores e pelas próprias crianças participantes.
“Graças ao empenho de todos, desde os professores e gestores da Educação, parceiros das ONGs, educadores sociais, hoje podemos comemorar os resultados alcançados. Inclusão é isso, proporcionar oportunidades para todos, sem distinção”, ressaltou a secretária de Educação de São Bernardo, Cleuza Repulho.
O Tempo de Escola festeja três anos de existência em 45 Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs), onde são realizadas atividades educativas nas áreas de arte, música, dança, lutas marciais, grafite, cultura, esporte e lazer dentro e fora do horário regular de aula. Durante esse período foram beneficiados mais de 10 mil alunos de diferentes regiões de São Bernardo com idas ao teatro, oficinas culturais e diversas atividades esportivas, entre outros.
“Aos poucos fomos conquistando os alunos e hoje a transformação na vida dessas crianças é nítida. Trabalhar a questão cultural é um fator que agrega muito no desenvolvimento na sala de aula. Aos poucos estamos derrubando essas barreiras”, destacou o educador social e musical Mário Sérgio, que dá aulas de percussão no Centro Cultural Afro Brasileiro, Francisco Solano Trindade, uma das ONGs parceiras do Programa em São Bernardo
Presente na apresentação realizada pelos alunos do Tempo de Escola no Cenforpe, Leandro David Vello, pai de uma aluna que integra o Programa na Emeb Professor Salvador Gori, ressaltou a importância do programa e disse que as aulas de dança e canto estão transformando a vida de sua filha. “Ela se tornou uma criança muito mais comunicativa e hoje consegue interagir com os colegas na escola. A timidez de antes deu lugar à alegria”, constatou.