Tecnologia amplia possibilidades de ensino-aprendizagem nas escolas de São Bernardo
Estudantes e professores destacam, no Dia da Educação, benefícios da modernização da educação municipal, que já conta com lousas digitais, chromebooks e bibliotecas interativas
- Data: 28/04/2023 15:04
- Alterado: 31/08/2023 20:08
- Autor: Natália Fernandes
- Fonte: Secom/PMSBC
Tecnologia amplia possibilidades de ensino-aprendizagem nas escolas de São Bernardo
Crédito:Marcel Uyeta
A tecnologia é uma realidade na sociedade atual e também na rede municipal de educação de São Bernardo. Alunos e professores das escolas mantidas pela Prefeitura celebram, neste Dia da Educação (28/4), as diversas ferramentas cujo objetivo é promover a ampliação das possibilidades de ensino-aprendizagem na rotina escolar. Com isso, o quadro verde, o giz, o papel e o lápis já vêm sendo substituídos por instrumentos digitais, como é o caso da tela interativa em sala de aula, de computadores e até mesmo chromebooks para estudantes e docentes.
“A aula fica mais divertida, a gente pode pesquisar e tirar dúvidas e também compartilhar com os amigos nossas descobertas”, destaca Yasmin Oliveira, 10 anos, aluna do 5º ano da EMEB Escritor Júlio Atlas, no bairro Paulicéia, sobre o uso da tecnologia em sala de aula. Atenta às explicações da professora Elenice Oliveira sobre biomas brasileiros na tela interativa, a menina logo se adiantou para pesquisar na internet do seu chromebook o significado do termo “em extinção”. “É quando alguma coisa está ameaçada de desaparecer”, concluiu.
Para Elenice Oliveira, docente da rede municipal de São Bernardo há sete anos, a internet é ferramenta poderosa e que permite que a aula fique mais dinâmica, acompanhando o pensamento evoluído dos alunos. “Essa possibilidade de pesquisar em tempo real, de usar jogos educativos, e de deixar o conteúdo mais interessante para eles é importantíssima. Estamos todos empolgados”, comenta.
Com a ajuda da tecnologia, todos os espaços das unidades escolares passaram a ser utilizados para as aulas, desde as salas, bibliotecas, laboratórios, ou até mesmo os pátios, jardins, explica a professora de apoio aos projetos pedagógicos tecnológicos (PAPP), Dilma Denardi. Profissional da rede municipal de São Bernardo há 25 anos, ela celebra a evolução da educação ao longo dos últimos anos. “A escola é muito diferente hoje da época quando comecei. Nós, professores, temos o desafio de nos renovarmos a todo instante para acompanhar essas novas gerações, que são totalmente tecnológicas”, observa.
ESCOLA CONECTADA – Toda evolução tecnológica observada na rede municipal de São Bernardo é fruto de investimentos de quase R$ 140 milhões, realizado pela Prefeitura desde 2017. Por meio do Programa Escola Conectada, estão sendo entregues chromebooks para os alunos dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, foram disponibilizados chromebooks aos professores e distribuídos notebooks às equipes gestoras das unidades escolares.
Além disso, foram adquiridos novos desktops para os laboratórios de informática, workstation para os laboratórios de informática, telas interativas, sistemas de som, equipamentos e infraestrutura para a rede lógica das unidades escolares, e criadas bibliotecas interativas das unidades de ensino e áreas administrativas da Secretaria da Educação.
Secretária de Educação de São Bernardo, Silvia Donnini destaca que o trabalho da educação é ampliar o repertório dos alunos e possibilitar que eles desenvolvam pensamento crítico voltado para a realidade. “Quando usada corretamente, a tecnologia cumpre papel fundamental na educação, contribuindo para as novas descobertas, otimizando o tempo e possibilitando que a escola esteja alinhada com as demandas da sociedade no século XXI e formando cidadãos para além dos muros da escola”, diz.