Sistema de saúde em São Bernardo está perto do colapso, alerta Orlando Morando
Prefeito publica vídeo e emite Nota à Imprensa sobre o aumento da Pressão Sobre os Leitos disponíveis de Covid-19, com taxa de ocupação de 91% na rede pública
- Data: 09/03/2021 18:03
- Alterado: 22/08/2023 22:08
- Autor: Redação
- Fonte: PMSBC
Crédito:
NOTA À IMPRENSA – AUMENTO DA PRESSÃO SOBRE OS LEITOS DE COVID-19
O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, fez alerta nesta terça-feira (09/03) para o aumento significativo da ocupação de leitos públicos, diante da alta de casos confirmados da Covid-19. Nesta terça-feira, a taxa de ocupação de leitos de UTI adulto na rede municipal é de 91%, com 133 pacientes internados, e de enfermaria 70%, com 228 pacientes internados. A rede municipal de São Bernardo conta atualmente com 477 leitos destinados a pacientes com Coronavírus, sendo 326 deles em enfermaria e 151 em Unidade de Terapia Intensiva adulta e infantil. Na rede particular, a ocupação dos leitos de UTI é de 94%.
Com o aumento da pressão nos hospitais públicos, a Prefeitura já trabalha com a perspectiva de que até o final desta semana os leitos para pacientes da Covid-19 estejam 100% ocupados, sobretudo, os de UTI. “Estamos no limite de nossa capacidade de ocupação dos leitos públicos e privados, para atendimento da Covid-19. Corremos o risco de entrar em colapso ainda nesta semana. Pedimos ajuda de todos para que só procurem atendimento médico em caso de extrema urgência e não saiam de casa”.
O município já vem adotando uma série de medidas para reduzir a ocupação de leitos na cidade, com implementação de medidas ainda mais restritivas do que as impostas pelo Governo do Estado na fase vermelha do Plano São Paulo, como a implantação de toque de recolher e suspensão do transporte coletivo a partir das 22h.
Confira o vídeo com o alerta do prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, e do secretário de Saúde da cidade, Dr. Geraldo Reple.