Simpósio em São Bernardo do Campo conscientiza público sobre a dislexia
O transtorno é específico da aprendizagem, e caracteriza-se pela dificuldade na realização da leitura e da escrita
- Data: 14/10/2022 15:10
- Alterado: 15/08/2023 21:08
- Autor: Redação
- Fonte: FMABC
Simpósio em São Bernardo do Campo conscientiza público sobre a dislexia
Crédito:Divulgação
Neste sábado (15), das 8h45 às 14h, o plenário da Câmara Municipal de São Bernardo do Campo será palco do 1º Simpósio de Conscientização sobre Dislexia, promovido pelo Movimento Dislexia/TDAH do Grande ABCD.
O evento é resultado da lei nº 7.118/2022, promulgada em julho pelo prefeito Orlando Morando e proposta pelo vereador Eduardo Ginez. Ela instituiu no município de São Bernardo a celebração anual da Semana da Conscientização sobre a Dislexia, prevendo a realização de atividades que promovam difusão de informações sobre o transtorno, além da integração social e pedagógica de indivíduos com dislexia.
O transtorno é específico da aprendizagem, e caracteriza-se pela dificuldade na realização da leitura e da escrita. Por ser um quadro bastante específico, os sinais e sintomas normalmente aparecem no contexto escolar, durante a alfabetização.
O Simpósio contará com seis palestras conduzidas integralmente por profissionais que atuam na região do Grande ABC. Um dos apoiadores é o Núcleo Especializado em Aprendizagem da FMABC (NEA-FMABC), que será representado por duas palestrantes: A psicopedagoga e psicanalista Ketlyn Gil Garcia e a psicóloga e psicopedagoga Alessandra Caturani Wajnsztejn, coordenadora do núcleo.
“Nossas experiências no NEA-FMABC mostram que é possível amenizar o transtorno com acompanhamento integral e o diagnóstico precoce. A Semana de Conscientização em São Bernardo certamente é mais uma aliada dessas crianças, de suas famílias e de todos os profissionais da Saúde e da Educação que atuam na área das dificuldades escolares”, explica Alessandra, que também é idealizadora do Movimento Dislexia/TDAH do Grande ABCD.
“Crianças, adolescentes, adultos e idosos possuem dislexia, e isso impacta no psicológico, pedagógico, na psiquiatria, na neurologia, na nutrição e em todas as áreas da educação e saúde. Conhecer o transtorno é conhecer nossos pacientes, familiares e amigos em todos os contextos de atuação”, completa Alessandra.
O professor e neuropediatra Rubens Wajnsztejn também será um dos representantes do Centro Universitário FMABC no simpósio, discutindo as causas e comorbidades da dislexia. O evento terá entrada gratuita e contará com certificação para os participantes. Interessados devem realizar inscrição previamente pelo site https://www.even3.com.br/simposiodislexia/