Semana de Educação de São Bernardo tem ampla adesão da rede municipal de ensino
Evento também abriga a 2ª Conferência Brasileira de Aprendizagem Criativa, a primeira edição no Estado de São Paulo, cuja abertura ocorreu na noite desta quarta-feira (18/09), no Cenforpe
- Data: 20/09/2019 14:09
- Alterado: 20/09/2019 14:09
- Autor: Kati Dias
- Fonte: PMSBC
Com cerca de 10 mil participações
Crédito:Gabriel Inamine/PMSBC
Com 10 mil participações, a Semana de Educação de São Bernardo tem ampla adesão da rede municipal de ensino. Até a manhã de hoje (19/09) foi registrada cerca de 10 mil participações. A rede conta com 7,5 mil profissionais da Educação, entre professores, diretores, coordenadores, auxiliares de Educação, orientadoras pedagógicas, entre outros educadores responsáveis diretamente pelas ações em sala de aula. Todos estão participando em formato de rodízio.
Além dos 154 trabalhos pedagógicos desenvolvidos pelos educadores da rede de São Bernardo, a Semana de Educação tem sido enriquecida com palestras que tratam de temas relevantes para a área. Entre os destaques está a apresentação da professora Ghisleine Trigo Silveira, coordenadora de projetos da Fundação Vanzolini e coordenadora da última versão da BNCC (Base Nacional Curricular Comum), desenvolvida pelo Ministério da Educação (MEC). A docente trouxe o tema “Competências Socioemocionais da BNCC” e teve a audiência de mais de 1.600 participantes em dois períodos.
“A busca pela excelência da Educação de São Bernardo passa pela formação continuada de nossos profissionais. A ampla adesão demonstra o êxito desse formato de evento, no qual nossos educadores submetem aos outros colegas as suas práticas pedagógicas que impactam a aprendizagem de nossos alunos. Também é o momento de a rede agregar informações sobre temas relevantes para a profissão. Todo esse trabalho está refletido no resultado do último IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), com a média de 6,9, que mantém um crescente e demonstra a qualidade de nossos profissionais”, afirmou a secretária de Educação, Sílvia Donnini.
O evento continua até sábado (21/09) e agora está acompanhado da 2ª Conferência Brasileira de Aprendizagem Criativa (CBAC). Trata-se de uma ação realizada em parceria com a MIT Media Lab (Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos EUA), Fundação Lemann e a Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC), cuja abertura ocorreu na noite de ontem (18/09). Além da própria anfitriã e titular da Pasta de Educação, que deu boas-vindas a cerca de 500 educadores de diferentes partes do Brasil, a abertura teve um bate-papo com o pesquisador do MIT Media Lab e presidente da RBAC, Leo Burd, e Lucas Rocha, líder de Iniciativas de Inovação da Fundação Lemann.
“Esta Conferência ficará para sempre marcada na história. Estamos celebrando um sonho muito antigo no qual toda criança brasileira tem o direito a Educação de alta qualidade. Temos a convicção de que isso passa por uma educação mais mão na massa, mais criativa, na qual o aluno seja o protagonista de seu aprendizado”, afirmou Lucas Rocha.
Além de agradecer à Prefeitura de São Bernardo por ter abrigado a CBAC durante a realização da Semana de Educação, Leo Burd explicou o motivo de a cidade de São Bernardo ter sido a primeira do Estado de São Paulo a acolher o evento. A primeira edição ocorreu em Curitiba (PR). “Há algum tempo tenho acompanhado a rede municipal nesta caminhada, de deixar seu aprendizado mais mão na massa, mas interativo e inovador. Estou encantado com o que esses educadores têm construído”, disse.
CONVIDADOS INTERNACIONAIS
Com o tema “Prazer em aprender, prazer em ensinar”, a 2ª CBAC conta 390 trabalhos desenvolvidos tanto pela rede municipal de São Bernardo como de outras instituições de todo o Brasil. Até o sábado ainda haverá diversas atividades como mostras, oficinas, trocas de experiências e painéis com convidados internacionais. Na manhã de hoje (19/09), no auditório do Cenforpe, um dos painéis trouxe o tema do evento com Sebastian Martin, especialista em projetos no Exploratorium, um laboratório público de San Francisco (EUA), Paola Ricci, do Instituto Catalisador e Cássia Fernandez, do CITI/USP, mediado por Leo Burd.
À tarde, o painel “Comunidades Criativas”, contou com a presença de Susan Klimczak, articuladora do FabLab Boston (EUA), Ollie Bray, diretor global da Connecting Play and Education na LEGO Foundation, Elmara Souza, do Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) (Vitória da Conquista/BA) e Iuri Rubim, do Instituto Anísio Teixeira (Salvador/BA).
Confira os demais destaques da programação no site: http://www.cbac.aprendizagemcriativa.org/