Sem Chance – GCM de São Bernardo frustra tentativa de roubo a residências e veículos
Guardas municipais flagraram dois indivíduos, em posse de revólver, com atitude suspeita no bairro Taboão
- Data: 16/05/2020 12:05
- Alterado: 16/05/2020 12:05
- Autor: Daniel Macário
- Fonte: Secom/PMSBC
Crédito:Divulgação/PMSBC
A Guarda Civil Municipal (GCM) de São Bernardo frustrou nesta sexta-feira (15/05) uma tentativa de roubo a residências e veículos no bairro Taboão, próximo à Rua Grã Betanha. Durante patrulhamento preventivo, guardas municipais se depararam com dois indivíduos em posse de um revólver, prestes a invadir casas do bairro. Ambos foram detidos, em flagrante, e confessaram planejar o crime.
Junto aos indivíduos, foram encontrados um revólver calibre 38, carregado com 6 munições integras. Ambos apresentam passagens policiais por outros crimes. Com isso, os dois homens foram encaminhados ao 7º DP de São Bernardo, onde estão à disposição da Justiça.
Concluída com sucesso pela GCM de São Bernardo, a prisão dos criminosos é resultado de uma ampla ação de reaparelhamento da guarda, que passou a contar com novos equipamentos, como armas, coletes e viaturas 0 km, por meio de contrato de locação. Além disso, a atual Administração vem promovendo uma nova política de valorização da GCM, com equiparação salarial com a Polícia Militar e mudança do regime de contratação dos guardas da CLT para o estatutário – o que atende uma demanda antiga da categoria.
Paralelo a isso, São Bernardo entregou no ano passado o primeiro Centro de Operações Integradas (COI) do Estado. Localizado no Centro da cidade, em prédio de 1.900 m² localizado na Avenida Redenção, o equipamento abriga as operações do Batalhão Especial da Polícia Militar (Baep) e o Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic). Além da instalação das corporações, o COI conta com uma sala para gerenciamento de crise denominada “Sala de Situação”. Neste local, é possível acessar as 400 câmeras de monitoramento da cidade e 273 câmeras integradas ao Sistema Detecta.