“Se Essa Rua Fosse Minha” chega a São Bernardo
Com patrocínio da Pernambucanas, apresentações do espetáculo infantil que valoriza o folclore nacional serão gratuitas e devem passar por cerca de 30 cidades entre São Paulo e Paraná
- Data: 09/06/2015 14:06
- Alterado: 09/06/2015 14:06
- Autor: Redação
- Fonte: A4
Crédito:
A Pernambucanas, com recursos da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, patrocina o espetáculo infantil ‘Se Essa Rua Fosse Minha – Espetáculo de Brincar’ e no próximo dia 11, será a vez da comunidade de São Bernardo do Campo, em SP, receber a peça.
A apresentação acontecerá às 10 horas na Associação Meimei, instituição que fica na Rua Professor Oswaldo Coneglian, número 1, no Jardim Icaraí. Até o final do ano, aproximadamente 30 municípios paulistas e paranaenses receberão gratuitamente a peça, que faz parte do Projeto “Brincando com o Folclore”.
De acordo com Ana Paula Bogmann, gerente de Responsabilidade Social da Pernambucanas, ‘Se Essa Rua Fosse Minha é totalmente interativa. “As crianças do Orfanato Meimei assistirão à história participando de brincadeiras colhidas do folclore infantil brasileiro. Ao apoiar um projeto como este, nosso objetivo é levar antigas cantigas e histórias do nosso folclore às crianças, resgatando parte importante de nossa identidade cultural”, pontua a executiva.
O espetáculo foi merecedor por duas vezes consecutivas do prêmio ‘Pontinhos de Cultura’ (Ministério da Cultura) e do prêmio ‘Valores do Brasil’ (Banco do Brasil). Com texto de Paula Giannini e direção de Amauri Ernani, a peça é ainda o resultado prático de um trabalho baseado em pesquisa na área do folclore infantil brasileiro desenvolvido pela equipe da Palco Produções.
Entre as cantigas que devem reaproximar gerações, estão clássicos como ‘Alecrim Dourado’, ‘Escravos de Jó’, ‘Sapo Cururu’, ‘Passa-Passa Gavião’ e, claro, ‘Se Essa Rua Fosse Minha’, além de muita música, ditos populares, adivinhas, versinhos, parlendas, trava-línguas etc.
‘Se Essa Rua Fosse Minha’ já tem outra cidade confirmada: Limeira (SP) – com apresentações agendadas para 15 de junho na Escola Municipal Maria Wilma Buck Bertaia e na Casa das Crianças Santa Teresinha.