São Bernardo segue garantindo acolhimento aos moradores afetados pelas chuvas
560 famílias receberam suporte no terceiro dia de atendimento; Orlando Morando deverá aumentar os benefícios com a inclusão da isenção da taxa de lixo para todas as residências atingidas
- Data: 15/03/2019 10:03
- Alterado: 15/03/2019 10:03
- Autor: Kati Dias
- Fonte: PMSBC
Crédito:Omar Matsumoto
Com o apoio da sociedade civil, a Prefeitura de São Bernardo continua o atendimento aos moradores atingidos pela forte chuva ocorrida no último domingo (10/03) na Subprefeitura do Rudge Ramos (Rua Jacquey, 61). Neste local, foi disponibilizada a estrutura para atender as 14 medidas de suporte às vítimas anunciadas pelo prefeito Orlando Morando, na última segunda-feira (11/03), ao assinar o decreto de calamidade pública.
Empresas, igrejas, entidades da sociedade civil e diversos voluntários aderiram à causa e estão auxiliando no atendimento aos moradores. Até o momento, foram arrecadados 9.385 itens, entre produtos de limpeza, higiene pessoal, alimentação e roupas. A empresária Dayane Soares Capano, moradora do Demarchi, iniciou a mobilização de um grupo ainda no domingo, que hoje conta com 46 pessoas.
“Um amigo morador da Vila Vivaldi nos avisou que a água não parava de subir. Fiquei desesperada e resolvi arregaçar as mangas. Primeiro preparamos marmitas para levar aos atingidos pela enchente. Depois tive contato com a Prefeitura, que nos cedeu espaço na subprefeitura. Além de arrecadar itens pessoais, também estamos fazendo uma força-tarefa para solicitar doação de utensílios domésticos. Estamos fazendo o possível para levar um pouco de conforto para essas famílias e o auxílio da Prefeitura, que prontamente abriu um espaço para atendimento, fez toda a diferença”, afirmou a empresária.
São Bernardo é a única cidade atingida pelas fortes chuvas que disponibilizou a estrutura para atender os moradores. Em três dias de força-tarefa, 560 famílias foram atendidas, sendo 1.450 adultos e 380 crianças. Foram doados 900 colchões e colchonetes, 700 travesseiros, 372 cobertores, além da formalização de 449 requerimentos para isenção do IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano), disponibilização de 480 cartões de vale-alimentação e outros 290 cartões com 30 viagens gratuitas no transporte público por 30 dias, 581 pedidos para isenção do valor excedente da média de consumo da Sabesp, a orientação a 153 famílias sobre o combate de doenças realizados pelo Centro de Controle de Zoonoses.
O prefeito Orlando Morando, acompanhado do presidente da Câmara Municipal, Ramon Ramos, visitou o local na tarde desta quinta-feira (14/03). Conversou com moradores e anunciou o envio de um projeto de lei para incluir a isenção da taxa de lixo para as residências atendidas. No mesmo dia, o chefe do Executivo confirmou a ampliação dos dias de atendimento: a Subprefeitura ficará aberta no sábado e domingo, das 8h às 12h, para dar suporte aos moradores que ainda não foram ao local.
“Estamos fazendo o possível para acolher as famílias atingidas pela tempestade de domingo. Por essa razão, fizemos questão de ampliar o atendimento para o sábado e domingo, além de dar a isenção da taxa do lixo às residências dos moradores afetados pela chuva. Contamos com o apoio da Câmara Municipal para levar mais este benefício”, disse o prefeito.
INTERDIÇÕES – A Defesa Civil interditou mais oito imóveis que sofreram com deslocamento de terra na cidade. No total, São Bernardo está com 143 moradias interditadas nos seguintes bairros: Parque São Bernardo, Vila São José, Vila São Pedro, Montanhão, Alves Dias, Parque Estoril, Ferrazópolis. Demarchi, Vila Esperança, Jesus de Nazareth, Areião, Jardim Santo Inácio, Taboão, Jardim Jussara, Jardim Telma, Golden Park, Pedreira, Grotão, Nova Baeta e Batistini. Os munícipes foram encaminhados para atendimento pela SAS na subprefeitura do Rudge Ramos.