São Bernardo sedia oficina do Ministério da Saúde
Capacitação sobre o e-SUS Atenção Básica reúne 120 pessoas, profissionais de 64 municípios
- Data: 11/09/2015 12:09
- Alterado: 11/09/2015 12:09
- Autor: Helder Coelho
- Fonte: PMSBC
Crédito:
São Bernardo do Campo é a sede de oficina de capacitação promovida pelo Ministério da Saúde sobre o e-SUS Atenção Básica, sistema de software público destinado a qualificar os processos de gestão nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Cerca de 120 profissionais de saúde de 64 municípios paulistas e de outros Estados participam da oficina, que termina nesta sexta-feira (11) no campus da Faculdade Anhanguera, no Bairro Rudge Ramos.
O Ministério da Saúde pretende implantar o e-SUS em todas as unidades da Atenção Básica do País até dezembro. São Bernardo já vem utilizando o sistema desde agosto, e a capacitação servirá para aprimorar o uso da ferramenta no município.
O e-SUS pode ser empregado para acompanhamento de programas do governo federal, como o Saúde na Escola, permitindo a geração de relatórios e a unificação de sistemas de informação utilizados anteriormente, como o Sistema de Informações da Atenção Básica (Siab).
A oficina foi iniciada nesta quinta-feira (10), com a apresentação do status de implantação do sistema em cada Estado e levantamento das dúvidas dos gestores. Nesta sexta (11), também de manhã e à tarde, haverá a explanação sobre as potencialidades do sistema e de como será o processo de implantação nos municípios.