São Bernardo reúne 1.500 atletas no 3º Jogos Campeões da Vida
Abertura do evento ocorreu nesta segunda-feira no Baetão; competição terá participação de 19 cidades e transcorre até o dia 19 de agosto
- Data: 08/08/2022 19:08
- Alterado: 08/08/2022 19:08
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de São Bernardo do Campo
Crédito:Ricardo Cassin / PMSBC
Visando estimular as atividades físicas como fator de promoção de saúde e interação, a Prefeitura de São Bernardo concretizou nesta segunda-feira (08/8) a abertura dos Jogos Campeões da Vida (Jocavi), voltados a pessoas da melhor idade, que reúne 1.500 atletas nesta edição. A competição inclui 18 modalidades esportivas e culturais, tendo diversos centros poliesportivos da cidade como palco da disputa, marcada entre os dias 8 a 19 de agosto. Essa é a 3ª edição do torneio, baseado em programa já tradicional na cidade.
Realizado no ginásio de esportes do Baetão, no Baeta Neves, o evento de abertura registrou o acendimento da pira olímpica, por Miguel Guarinon e Maria da Graças, duas personagens históricas da Secretaria de Esportes de São Bernardo e com legado importante nas atividades direcionadas a adultos com 50 anos ou mais. Na oportunidade, houve também apresentações artísticas com competição de coreografia. No total, são 19 cidades de todo o Estado de São Paulo participantes do Jocavi.
“É uma satisfação enorme concretizarmos a retomada dos Jogos Campeões da Vida. Foram dois anos suspensos em decorrência da pandemia. Agora, diante de todo esse período, todos nós estávamos ansiosos por esse retorno. O Jocavi tem função primordial de fazer integração entre as pessoas, promover a saúde, e me sinto parte desta ação devido ao carinho especial que tenho pelo programa”, pontuou o secretário municipal de Esportes e Lazer, Alex Mognon.
A lista de modalidades da competição conta com atletismo, natação, vôlei simplificado, dominó, bocha, malha, tênis de campo e de mesa, xadrez, damas, buraco, tranca, truco, dança de salão, coreografia, peteca, badminton e rummikub (jogo de mesa), abrangendo as categorias masculino e feminino – o Jocavi terá também diversas atividades culturais e recreativas. O quadro é similar ao dos Jogos Estaduais da Melhor Idade (Jomi), anteriormente denominado Jori (Jogos Regionais do Idoso).
Inscrito no atletismo, Antônio Lopes, de 94 anos, frisou que o ingrediente para manter o preparo físico e mental é “deixar o sofá e a TV de lado”. “Tenho isso em mente. Comecei a correr desde que me aposentei na Volkswagen, aos 57 anos. Não parei mais. De lá para cá, foram 25 edições da São Silvestre e 10 maratonas”, sustentou.