São Bernardo registra 1º torneio LGBTQIA+ neste fim de semana
Com foco na aliança entre esporte e diversidade, evento recebe três modalidades (vôlei, handebol e futsal) no complexo da Arena Olímpica
- Data: 29/04/2022 17:04
- Alterado: 17/08/2023 05:08
- Autor: Redação
- Fonte: PMSBC
1º torneio LGBTQIA+ neste fim de semana
Crédito:Gabriel Inamine/PMSBC
A Prefeitura de São Bernardo, gerida por Orlando Morando, registra pela primeira vez edição oficial de torneio exclusivo ao público LGBTQIA+, focado na aliança entre esporte e diversidade. O evento ocorre neste sábado (30/4) e domingo (1º/5), das 8h às 20h, incluindo as modalidades de vôlei, handebol e futsal. As partidas serão realizadas no complexo da Arena Olímpica de São Bernardo (Rua Tiradentes, 1.845, Vila do Tanque).
Novidade na programação no âmbito do Grande ABC, a ação é direcionada a pessoas maiores de 18 anos, moradoras ou não de São Bernardo, mediante comprovação da vacinação contra a Covid-19. O prazo de inscrições para participação no evento, aberto de forma prévia a interessados, se deu entre fim de março e começo do mês de abril, com ampla adesão do público-alvo. O quadro de matrículas foi preenchido com 33 equipes, entre masculino e feminino, divididas pelas modalidades.
A atividade é organizada pela Secretaria de Esportes e Lazer de São Bernardo. A abertura se dará sábado no Teatro Inezita Barroso (também no espaço do complexo), com a drag queen Loik Guilhermina no cerimonial, apresentação de ballet, desfile e homenagens aos participantes. O torneio objetiva fomentar a cidadania e levar a mensagem de respeito à equidade de direitos e convivência à diversidade de orientação gênero-sexual. A competição esportiva visa participação plural e diversificada, de forma solidária.
Secretário municipal de Esportes e Lazer, Alex Mognon frisou que a proposta do torneio se deu justamente sob o conceito de “estímulo ao esporte e à socialização”, combinado ao plano da pasta de ampliar a gama de serviços ofertados na cidade. “Além de consolidar as atividades existentes, temos o compromisso de pautar nosso trabalho em criar ações que melhorem a vida das pessoas, atingindo todos os públicos, como o movimento LGBT. Estamos neste caminho ao realizar o torneio.”
COMPETIÇÃO – Os jogos vão acontecer entre as quadras de vôlei, handebol e futsal do complexo da Arena Olímpica, a exemplo do Centro Recreativo, Esportivo e Cultural (Crec) da Vila São Pedro. O regulamento da competição pode ser acessado no link.