São Bernardo recebe última etapa do Skate Vert Battle no sábado (19)
O circuito vale pontos para o ranking nacional e equivale ao Campeonato Brasileiro de Skate Vertical
- Data: 16/03/2022 11:03
- Alterado: 17/08/2023 07:08
- Autor: Redação
- Fonte: Skate Vert Battle
Rony Gomes é idealizador e um dos participantes do evento
Crédito:Otávio Neto
Após cinco meses de expectativa, São Bernardo do Campo sedia, no sábado (19), a última edição do Skate Vert Battle, o maior campeonato de skate vertical do Brasil. O circuito vale pontos para o ranking nacional e equivale ao Campeonato Brasileiro de Skate Vertical. O evento é homologado pela Confederação Brasileira de Skate (CBSK). Realizado pelo Instituto Incentivar Esporte e Cultura por meio da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte da Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, o evento tem o objetivo de estimular o protagonismo da modalidade no cenário nacional. A etapa volta a ser aberta ao público e terá transmissão ao vivo pelo STU Channel.
Mais de 50 atletas do Brasil e do mundo se reunirão no Parque da Juventude Cidade Maróstica durante todo o dia. Além de Rony Gomes, campeão mundial de skate vertical em 2013, marcarão presença atletas renomados, como Ítalo Penarrubia e Augusto Japinha. Entre os jovens, estão Luigi Cini, de 17 anos, Pietro Nunes, de 11, competindo em casa, e o novo fenômeno do skate feminino, Raicca Ventura, de 14. O projeto, que conta com patrocínio da TNT Energy Drink e apoio da Kanui e da Santa Cruz Skateboards, terá três categorias de disputas: Pro Masculino, Amador Masculino e Amador Feminino.
“Muito feliz em estar realizando mais uma etapa do Vert Battle. Olhando para trás, jamais imaginei que chegaríamos em 2022. O campeonato só tem crescido, o número de skatistas nem se fala. O nível vai ser altíssimo, e estou ansioso para ver todas as manobras e encontrar todos amigos para esse grande evento”, celebra o idealizador do evento, Rony Gomes.
“A competição começou em 2019 e foi profundamente afetada pela pandemia, com grandes hiatos entre as etapas. No entanto, seguindo todos os protocolos corretamente, com paciência e muita disposição, atletas e toda a equipe responsável pela organização estão de parabéns. Chegamos a esta última fase após muita luta e com a modalidade ainda mais em alta. Por isso, uma grande expectativa para apresentações de altíssimo nível”, afirma Paulo Pontes, presidente do Instituto Incentivar. A edição mais recente da competição foi realizada em 16 de outubro de 2021, em Atibaia (SP).
Ação social
Outra presença confirmada no Skate Vert Battle é a de Leila Vieira, fundadora da ONG Social Skate, que desenvolve atividades socioeducativas por meio do esporte, tendo recebido diversos prêmios, como o Trip Transformadores. Pela manhã, a ONG irá ministrar, para até 50 crianças da ASIMD — Assistência Social Irmã Maria Dolores, uma clínica de iniciação de skate, com brincadeiras lúdicas e atividades no half pipe.
“Para nós, da Social Skate, é sempre uma honra participar de eventos como o Vert Battle, pois temos a oportunidade de levar a essência e a energia da ONG por meio das oficinas, sempre de maneira lúdica, divertida e, para vermos, no final, a alegria das crianças conseguindo realizar seus primeiros impulsos e drops”, comemora Leila.
Programação:
19/03 – Sábado
8h30 às 10h00: Clínica de iniciação para crianças ONG Social Skate;
10h00 às 11h00: Treino Livre Amador;
11h00 às 12h00: Treino Livre Profissional;
12h30: Eliminatórias Amador masculino e feminino;
13h30: Eliminatórias Profissional;
15h00: Início das transmissões (Finais do amador, profissional e premiação)