São Bernardo recebe prêmio Brasil Sorridente 2013
A Faculdade de Odontologia da USP realizou um estudo com 407 crianças, de 12 anos de idade, de São Bernardo e constatou que o índice de cáries dentárias é de apenas 1,01.
- Data: 23/10/2013 14:10
- Alterado: 23/10/2013 14:10
- Autor: Redação
- Fonte: PMSBC
Crédito:
O resultado é três vezes menor que o recomendado pela Organização Mundial de Saúde que aponta um índice menor ou igual a três cáries por crianças com 12 anos. Esta faixa etária é adotada internacionalmente como parâmetro básico para uso do indicador.
Como o CPO-D (índice adotado para indicar os dentes cariados, perdidos e obturados) do município é menor que 1,1, São Bernardo passa a ser classificado de muito baixo risco para a cárie nesta faixa etária. A média no Brasil é de 2,07 cáries por criança.
Coordenado pelo professor Antonio Carlos Frias, do Departamento de Odontologia Social da Faculdade de Odontologia da USP, o levantamento epidemiológico abrangeu também crianças de 5 anos e adultos de 35 a 44 anos.
O levantamento completo será apresentado pelo professor Frias no próximo dia 24, às 8 horas, no Teatro Elis Regina (Avenida João Firmino, 900), em encontro comemorativo ao Dia do Dentista. Na ocasião, o presidente do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, Cláudio Miaki, fará a entrega simbólica do Prêmio Brasil Sorridente, etapa estadual conquistada por São Bernardo.
BRASIL SORRIDENTE – Desde 2009, os investimentos realizados pela Prefeitura em políticas públicas de saúde bucal garantiram a São Bernardo os prêmios estadual e nacional do Brasil Sorridente 2013, entre cidades com mais de 300 mil habitantes.
Além da instalação do Centro de Especialidades Odontológicas, da implantação de consultórios odontológicos completos em 20 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de escovódromos, a Administração também implantou o programa Saúde Bucal nas Escolas, que monitora 80 mil estudantes da rede municipal de ensino, o que inclui a educação infantil (de zero a seis anos) e o ensino fundamental (de sete a dez anos).
A ação é resultado da parceria entre as secretarias de educação e saúde e a Associação de Jovens Dentistas, que, quatro vezes por ano, visita as 188 escolas municipais para fazer a classificação de risco de cárie e escovação. Também são feitas palestras, apresentação de vídeos e distribuição de kits de escovação e de cartilhas.
Em São Bernardo, além de todos esses investimentos, a Prefeitura criou as equipes de Saúde Bucal – com dentista, auxiliar e técnico. Hoje, são 49 em toda a cidade. Também monitora a quantidade de flúor na água, o que ajuda a prevenir a ocorrência de cáries, que é um dos critérios do prêmio Brasil Sorridente.