São Bernardo recebe exposição fotográfica que exalta belezas naturais da Europa Central
Imagens premiadas estão abertas à visitação na Pinacoteca Municipal até o dia 2 de julho, gratuitamente
- Data: 12/05/2022 18:05
- Alterado: 12/05/2022 18:05
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de São Bernardo do Campo
Crédito:Ricardo Cassin / PMSBC
A Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Cultura e Juventude, em parceria com o Consulado-geral da Hungria, realizou, nesta quarta-feira (11/5), a abertura da exposição “Tesouros Naturais do Grupo de Visegrád – Hungria, Eslováquia, Tchéquia e Polônia”. A mostra, que disponibiliza 60 imagens premiadas da beleza natural dos quatro países localizados na região central da Europa, está aberta à visitação até o próximo dia 2 de julho na Pinacoteca Municipal.
A cerimônia que marcou a abertura da exposição contou com a presença do prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, da cônsul-geral da Hungria, Zsuzsanna László, além da secretária de Cultura e Juventude de São Bernardo, Ligia Ramos. “São Bernardo nutre profundo respeito e importantes laços comerciais e diplomáticos com a União Europeia e esse é mais um exemplo de parceria bem sucedida, que preenche esse patrimônio cultural da cidade com arte de qualidade para toda a população”, ressalta o chefe do Executivo.
“Esta exposição destina-se principalmente àqueles que nunca visitaram a Europa Central e também àqueles que conhecem ou residem em algum dos quatro países e que desejam descobrir a beleza de locais que não conheciam antes. As obras de arte resgatam as belezas naturais que queremos preservar para as futuras gerações”, comenta a cônsul-geral da Hungria, Zsuzsanna László.
Secretária de Cultura e Juventude de São Bernardo, Ligia Ramos destaca a ampliação das opções culturais no município no período pós-pandemia. “Estamos trabalhando para a retomada do setor cultural no município como um todo, oferecendo programação cultural de qualidade à nossa população em nossos espaços”, diz.
O grupo de Visegrád (V4) é uma aliança regional da Europa Central que existe desde 1991. Os países do V4 cooperam de modo a articular interesses comuns junto à União Europeia. A exposição foi encabeçada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e Comércio da Hungria, que reuniu os melhores fotógrafos de natureza do Visegrád. Para isso, o Ministério solicitou à naturArt, a Associação Húngara de Fotógrafos de Natureza, a organização e coordenação do projeto. Coube às maiores associações de fotógrafos dos países do Grupo de Visegrád selecionar as imagens.