São Bernardo promove Infância Cidadã e fortalece o diálogo com alunos
Primeira edição de 2019 ocorreu na EMEB Profª Jandira Maria Casionato, com participação do prefeito Orlando Morando
- Data: 10/04/2019 17:04
- Alterado: 10/04/2019 17:04
- Autor: Kati Dias
- Fonte: PMSBC
Crédito:Omar Matsumoto/PMSBC
Para fortalecer o diálogo com os alunos das escolas municipais, o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, marcou presença na primeira edição de 2019 do programa Infância Cidadã, na manhã desta quarta-feira (10/04), na EMEB Profª Jandira Maria Casionato, no bairro Jordanópolis. Idealizada pela Secretaria da Educação, a iniciativa tem o objetivo de estimular à cidadania e a participação democráticas da rede municipal de ensino. O chefe do Executivo foi recepcionado pelos alunos do Conselho Mirim da unidade escolar, acompanhado da secretária de Educação, Silvia Donnini.
O prefeito Orlando Morando crê que a ação estimula o diálogo com as crianças e ressalta a importância de incentivar a cidadania entre os alunos. “O exercício da cidadania começa na infância. O programa Infância Cidadã permite a participação democrática dos alunos em sua escola, estimulando a representatividade e a elaboração de proposta para soluções de problemas de forma propositiva. O diálogo com as crianças é sempre positivo, pois temos a possibilidade de avaliar as melhorias introduzidas nas escolas”, afirmou.
O encontro com os alunos começou com o prefeito explicando aos alunos quais as atribuições do cargo e sobre como funcionam os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e também respondeu questões formuladas pelas crianças. Entre as perguntas apresentadas está a do aluno Isaac Dias Cândido, 7 anos, que questionou quais são as propostas para melhorar o ensino público municipal.
Para a secretária de Educação, Silvia Donnini, o Infância Cidadã complementa o processo educativo dos alunos da rede municipal. “O papel da escola é preparar crianças e jovens para serem cidadãos mais conscientes, críticos e participativos. O Infância Cidadã está atento a esses desafios. Com uma formação escolar que vai além do ensino das disciplinas e de um bom resultado nas avaliações, podemos atingir esses resultados”, comentou.
Segundo o prefeito Orlando Morando, para melhorar a educação não há apenas uma ação, mas um conjunto de ações. “Primeira ação feita pela nossa gestão foi sanar as contas públicas. Desta forma, para a Educação conseguimos implementar ações importantes como a entrega do material escolar e do uniforme no primeiro dia de aula, o reajuste salarial a todos os funcionários públicos, incluindo os profissionais da educação, o investimento na melhoria da infraestrutura escolar, com o aumento do repasse da verba de APM (Associação de Pais e Mestres) e do projeto Escola Linda, entre outros. A partir daí, possibilitamos o desenvolvimento de melhor conteúdo pedagógico, que contribuiu para a melhora do ensino em nossa cidade”, disse.
PROGRAMA – Dentro do projeto Infância Cidadã, escolas de Ensino Fundamental da rede municipal inscritas no sistema da secretaria fazem, por meio do Conselho Mirim, uma carta convite para o prefeito visitar a unidade escolar. No dia da visita, integrantes do Conselho Mirim recepcionam o prefeito e cumprem um passeio pelas dependências da escola para, em seguida, levá-lo ao encontro dos outros alunos.
O Conselho Mirim expõe ao prefeito o processo de eleição dos conselheiros, bem como as prioridades e necessidades da escola. Essa ação terá a resposta do prefeito que também apresenta as atribuições de seu papel como representante e chefe do Executivo.
Em seu lançamento, no mês de agosto de 2018, a iniciativa teve como ação a visita, ao gabinete do prefeito, de alunos e professores de 64 escolas municipais e particulares que participaram do Concurso Cultural para Escolha da Mascote da Campanha do Agasalho 2018. Cerca de 30 mil crianças de São Bernardo participaram da iniciativa.