São Bernardo promove Dia D para a Saúde da Mulher neste sábado
Ação acontece das 8h às 17h, nas 34 Unidades Básicas de Saúde da cidade, dentro da programação do Outubro Rosa
- Data: 02/10/2019 10:10
- Alterado: 02/10/2019 10:10
- Autor: Carla de Gragnani
- Fonte: Secom - PMSBC
Outubro Rosa
Crédito:Gabriel Inamine/PMSBC
A Prefeitura de São Bernardo promove no próximo sábado (05/10) o Dia D para exames de prevenção relacionados ao câncer de colo do útero e solicitação de mamografia, para diagnóstico precoce do câncer de mama. A ação acontece das 8h às 17h nas 34 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, dentro da campanha do Outubro Rosa, realizada nacionalmente com o objetivo de alertar a sociedade sobre a importância do autocuidado, além de compartilhar informações sobre as doenças.
Para participar, basta ir até a unidade mais próxima e apresentar um documento com foto e a carteirinha da UBS. Além dos exames preventivos, também serão realizadas orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis e testes rápidos. Os atendimentos serão realizados sem necessidade de agendamento prévio, por meio de demanda livre. A expectativa é atender cerca de 4 mil mulheres durante a ação.
Ao longo de todo o mês, as 34 UBSs da cidade também contarão com programação especial em alusão ao Outubro Rosa, com oferta de atividades educativas, nutrição, beleza, coral, dança, automassagem, alongamento, limpeza de pele, entre outros. A programação do mês deve ser consultada na própria unidade de referência. “Com esta ação, queremos estimular o autocuidado entre as mulheres. Descobrir a doença logo no início é muito importante e pode ser determinante para o tratamento e cura”, destacou o prefeito Orlando Morando.
O câncer de mama é o tipo da doença mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, respondendo por cerca de 29% dos novos casos a cada ano no País. Além das atividades do Outubro Rosa, São Bernardo realiza atendimentos de prevenção à doença ao longo de todo o ano, por meio de sua rede especializada. De janeiro até o momento, a cidade já realizou um total de 13.058 procedimentos, sendo 163 casos com diagnóstico positivo para a doença, em sua maioria em estágio inicial.
No Dia D, os casos que apresentarem algum tipo de alteração, serão encaminhados para iniciar tratamento no Centro de Atenção e Integral à Saúde da Mulher (CAISM). “Contamos com uma ampla rede de apoio à Saúde da Mulher em São Bernardo, tendo o Caism como referência. Além de atendimento clínico, as mulheres são acompanhadas por uma equipe multiprofissional e recebem todo o atendimento necessário”, completou o secretário-adjunto de Saúde, Dr. Edson Nakazone.