São Bernardo promove 38ª Festa da Imigração Japonesa neste fim de semana

Com entrada gratuita e apoio da Prefeitura, evento promete reunir elementos da cultura e gastronomia japonesa nas dependências do Cenforpe

  • Data: 14/06/2019 10:06
  • Alterado: 14/06/2019 10:06
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMSBC
São Bernardo promove 38ª Festa da Imigração Japonesa neste fim de semana

Crédito:Omar Matsumoto/PMSBC

Você está em:

Em comemoração aos 111 anos da chegada da comunidade nipo-brasileira ao País, celebrada no próximo dia 18 de junho, São Bernardo promove neste fim de semana a 38ª edição da tradicional Festa da Imigração Japonesa.

Realizado pela União das Associações Nipo-brasileiras de São Bernardo (Rengokai), com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo, o evento promete oferecer ao público amplo passeio por diversos aspectos da cultura do país ocidental.

A festa será realizada será neste sábado e domingo (dias 15 e 16), das 10h às 21h, nas dependências do Cenforpe, localizado na Avenida Dom Jaime de Barros Câmara, 201, no bairro Planalto, próximo ao acesso do km 20,5 da Via Anchieta. A entrada é gratuita.

Com o intuito de reunir a comunidade japonesa da região e promover a integração entre as culturas do Brasil e do país oriental, o evento reunirá elementos da tradição japonesa, com comidas típicas, dança e oficinas.

“A comunidade japonesa contribuiu muito para o desenvolvimento da nossa cidade. E, nada mais justo, do que apoiarmos a realização dessa festa tão importante para a divulgação da cultura nipo-brasileira”, comentou o prefeito Orlando Morando.

Entre os destaques do evento estão às oficinas culturais de origami (dobraduras de papel que criam representações de seres e objetos) e ikebana (arte de arranjos florais). Também haverá apresentações artísticas e folclóricas típicas da cultura japonesa, como Odori, Taikôs, Akidô, Karaokê e shows musicais.

O público poderá apreciar ainda exposições com a beleza da ikebana (arranjos florais) e de bonsais (árvores em miniaturas), testar suas habilidades nas oficinas de sushi, origami (dobradura de papel) e aprender a escrever seu nome em shodô (caligrafia japonesa).

“A festa é uma tradição da cidade que não apenas estipula a aproximação de ambas as comunidades, como também, proporciona atividades culturais diferenciadas para os moradores da cidade”, pontou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Hiroyuki Minami.

CULINÁRIA – A Festa da Imigração Japonesa também será ótima oportunidade para visitantes saborearem diversos pratos da culinária japonesa, como yakisoba, sushi, sashimi, tempurá, gyoza e yakitori, todos a preços acessíveis.

LAZER – A programação conta ainda com musicais de karaokê e apresentação de praticantes de artes marciais e dança ritma. Quem comparecer ao local poderá também comprar produtos japoneses e artigos para presentes, além de conhecer as últimas novidades do mercado de importados

Compartilhar:
1
Crédito:Omar Matsumoto/PMSBC
1
Crédito:Omar Matsumoto/PMSBC
1
Crédito:Omar Matsumoto/PMSBC

  • Data: 14/06/2019 10:06
  • Alterado:14/06/2019 10:06
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMSBC









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados