São Bernardo preparada para as chuvas de Verão

Orlando Morando vistoriou a Elevatória da Vila Vivaldi, um dos bairros mais atingidos pelas fortes chuvas de 10 e 11 de março, e enfatizou o trabalho de prevenção feito pela Prefeitura

  • Data: 01/10/2019 09:10
  • Alterado: 01/10/2019 09:10
  • Autor: Kati Dias
  • Fonte: PMSBC
São Bernardo preparada para as chuvas de Verão

Prefeito Orlando Morando vistoriou a Elevatória da Vila Vivaldi

Crédito:Ricardo Cassin

Você está em:

Com o intuito de prevenção, especialmente àqueles que sofreram com as fortes chuvas de 10 e 11 de março, o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, fez vistoria, na tarde desta segunda-feira (30/09) na Estação Elevatória da Vila Vivaldi, localizada em um dos bairros mais atingidos pela enchente. Na ocasião, o chefe do Executivo esteve acompanhado do vice-prefeito e secretário de Serviços Urbanos, Marcelo Lima, e do secretário de Obras e Planejamento Estratégico, Luciano Eber.

“São Bernardo tem se preparado para a estação das chuvas. Fizemos a manutenção preventiva e, em pequenos casos, corretivas, dos equipamentos de combate às enchentes de nossa cidade. Entre eles, contamos com seis estações elevatórias. Todas as bombas, painéis e geradores passaram por manutenção. Inclusive, aprimoramos os protocolos. Todas as bombas das estações elevatórias estão equipadas para iniciar automaticamente. Mas todas as noites mantemos funcionários em prontidão, caso seja necessário fazer o acionamento manual das bombas. Seguimos um rigoroso planejamento para não termos problemas com enchentes neste período, dentro de uma recorrência normal de chuvas”, afirmou o prefeito Orlando Morando. No total, foram investidos R$ 1,9 milhão. 

A mudança do protocolo foi instituída pela Secretaria de Serviços Urbanos, responsável pelos equipamentos de combate às enchentes, para que nenhum deles deixem de ser acionados por falta de fornecimento de energia elétrica, como o que ocorreu com as duas bombas da Elevatória da Vila Helena. Por causa disso, não houve o acionamento automático dos equipamentos e foi um dos fatores que contribuiu para a inundação da Vila Vivaldi. Lembrando que, neste período, São Bernardo recebeu o volume de chuvas de 177 mm, o total esperado para aquele mês.

PISCINÃO DO PAÇO – Trata-se do mais importante equipamento entregue pela atual gestão para combate às enchentes. O Piscinão do Paço comporta 250 milhões de litros de água e, em caso de forte chuva, tem a capacidade de armazenar as águas pluviais de toda a região central, permitindo que ela não sobrecarregue o Ribeirão dos Meninos. Desta forma, as estações elevatórias poderão receber as águas pluviais e bombeá-las para o córrego. 

OUTROS EQUIPAMENTOS – Além do Piscinão do Paço e das Elevatórias da Vila Vivaldi (28,500 m³) e da Vila Helena (4.000 m³), a Prefeitura de São Bernardo é responsável pela gestão dos seguintes equipamentos de combate às enchentes: Elevatória da Rio Claro (37.000 m³), Elevatória da Nelson Patrizzi (850 m³), Elevatória do Nacional (5.500 m³) e Elevatória da Jacquey (6.200 m³), além do piscinão Tanque das Mulatas (11.000 m³).

A cidade também possui mais dez piscinões, que são de responsabilidade do Governo do Estado. A gestão e zeladoria são feitas pelo DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica). O que compete à Prefeitura é o envio de ofícios solicitando a limpeza diretamente ao departamento estadual. Há também uma equipe que faz a fiscalização periódica, solicitando limpeza e manutenção ao Consórcio Intermunicipal Grande ABC, responsável pela intermediação com o DAEE.

Compartilhar:
1
Crédito:Ricardo Cassin
1
Crédito:Ricardo Cassin
1
Crédito:Ricardo Cassin Prefeito Orlando Morando vistoriou a Elevatória da Vila Vivaldi










Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados