São Bernardo pleiteia preencher 20 vagas pelo programa ‘Mais Médicos’
Apenas três profissionais aderiram ao programa na cidade, um estrangeiro e dois brasileiros, um deles com diploma do exterior
- Data: 16/08/2013 11:08
- Alterado: 16/08/2013 11:08
- Autor: Ana Lucia Almeida
- Fonte: PMSBC
Crédito:
A Prefeitura de São Bernardo do Campo está pleiteando a contratação de 20 médicos por meio do programa Mais Médicos para o Brasil, criado pelo governo federal com o objetivo de suprir a falta desses profissionais nos serviços públicos de saúde.
Segundo o secretário de Saúde, Arthur Chioro, esse é o número de profissionais necessário para completar o atendimento na atenção básica. “Hoje nós temos que suprir com horas extras os casos de faltas e férias, e pretendemos regularizar nosso quadro, seja com médicos brasileiros ou estrangeiros”, afirma.
Em São Bernardo, das 20 vagas oferecidas, apenas uma foi preenchida na fase destinada aos médicos brasileiros, e duas por médicos com diploma do exterior, sendo um brasileiro e um estrangeiro. Esses profissionais vão passar por uma capacitação promovida pelo Ministério da Saúde durante três semanas. A previsão é que comecem a atuar na rede pública do município no final setembro.
Para o prefeito Luiz Marinho, a velocidade de formação desses profissionais pelas universidades não acompanhou a evolução dos serviços de saúde no País. “Nenhuma região preencheu as vagas ofertadas, o que comprova a falta de médicos no Brasil”, ressalta.
Um dos argumentos do Conselho Federal de Medicina para a escassez de médicos na rede pública é a falta de estrutura nos equipamentos. “Esse não é o caso de São Bernardo. Pagamos salários interessantes e condições de estrutura muito adequadas”, diz o secretário de Saúde.
São Bernardo conta hoje com 1.324 médicos e é a melhor rede de atenção básica do País, reconhecida, inclusive, pelo Ministério da Saúde. O salário pago pelo município aos profissionais de medicina gira em torno de R$ 14 mil.
Nos últimos anos, foram entregues nove UPAs e 18 UBSs passaram por reforma e ampliação. A programação é completar a recuperação de toda a rede de atenção até o final de 2014.
O PROGRAMA – Lançado pela Presidenta da República, Dilma Rousseff, no dia 8 de julho, o Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), com objetivo de acelerar os investimentos em infraestrutura nos hospitais e unidades de saúde e ampliar o número de médicos nas regiões carentes do país, como os municípios do interior e as periferias das grandes cidades.
Em todo país, 3.511 municípios aderiram ao programa gerando uma demanda de 15.460 médicos. Na primeira seleção, apenas 10,5% das vagas foram preenchidas.