São Bernardo oferta tratamento gratuito no combate à Hanseníase
Pacientes são acompanhados na Policlínica Centro, com serviço de orientação, avaliação, diagnóstico, acompanhamento clínico e tratamento medicamentoso
- Data: 23/01/2020 17:01
- Alterado: 23/01/2020 17:01
- Autor: Vivian Rossi
- Fonte: PMSBC
Ação corresponde à campanha Janeiro Roxo
Crédito:Gabriel Inamine/PMSBC
Durante todo o mês, em ação da campanha Janeiro Roxo, a Prefeitura de São Bernardo oferta, diariamente, de segunda a sexta, das 7h às 19h, na Policlínica Centro (Avenida Armando Ítalo Setti, 402 – Baeta Neves) grupos de conversa na sala de espera para alertar sobre a Hanseníase, bem como divulgar o programa permanente de combate à doença, que disponibiliza orientação, avaliação, diagnóstico, acompanhamento clínico e tratamento medicamentoso aos pacientes.
De acordo com o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho, a hanseníase é uma doença infectocontagiosa causada por bactéria, curável e pouco contagiosa, porém exige atenção no tratamento.
“Embora seja uma doença basicamente cutânea, pode afetar os nervos periféricos, os olhos e, eventualmente, alguns outros órgãos. O período de incubação pode durar de 6 meses a 6 anos. Por isso, quanto antes diagnosticar e começar a tratar, melhor para o paciente”, alertou Dr. Geraldo.
Ainda em janeiro, nos dias 24 e 27, a equipe do Programa de Combate a Hanseníase, realizará ação de diagnóstico precoce da doença, no Poupatempo e Policlínica Centro, respectivamente, das 8h às 14h.
TRATAMENTO – Atualmente, 97 pacientes em acompanhamento no Programa da Policlínica Centro. Para o tratamento, o paciente pode ser encaminhado por uma unidade da rede de Saúde pública ou privada, ou ainda procurar espontaneamente o serviço.