São Bernardo lança 3ª Rotas dos Sabores
Evento reúne mais de cem bares, restaurantes e lanchonetes da cidade, com descontos de até 50% nos pratos
- Data: 03/10/2013 10:10
- Alterado: 03/10/2013 10:10
- Autor: Vinícius Dominichelli
- Fonte: PMSBC
Na tarde desta quarta-feira (2), no Restaurante Escola do Cenforpe, foi lançada oficialmente a 3ª Rotas dos Sabores de São Bernardo do Campo. A cerimônia contou com a presença de proprietários de restaurantes e bares da cidade, que ainda assistiram e receberam dicas do renomeado chef de cozinha internacional Sergio Fidelis Rodrigues.
O evento será realizado entre os dias 4 e 27 de outubro em mais de 100 estabelecimentos espalhados pelo município. O objetivo do festival é criar novas oportunidades de negócios para o comércio gastronômico e ainda fortalecer as tradicionais rotas do Frango com Polenta, Petiscos e Aperitivos, do Peixe e promover novas como as do Prato Executivo e da Comida Típica.
“Que outubro seja de muita movimentação nos estabelecimentos gastronômicos de São Bernardo. É mais uma ação que fortalece ainda mais nossos comerciantes”, disse o secretário adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sdet), Carlos Alberto Gonçalves. “Na primeira edição, o faturamento aumentou 10% e na segunda, 20%”, lembrou.
Para participar do festival, os estabelecimentos inscritos criaram e/ou adequaram um prato, um lanche, uma porção ou petisco/aperitivo, dando descontos de até 50% durante a 3ª Rota dos Sabores. Os clientes que pedirem os produtos do festival ainda vão receber um cupom para concorrer a outro prato no fim do evento.
“Aos poucos, vamos consolidando a marca Rotas dos Sabores em São Bernardo. A população está se acostumando com o festival e isso faz com que o faturamento dos comerciantes e a clientela também aumentem”, disse Tarcísio Secoli, secretário de Serviços Urbanos, que representou o prefeito Luiz Marinho no evento.
Até a próxima sexta-feira (4), a Prefeitura vai entregar os kits para os restaurantes e bares inscritos. Ele é composto por aventais, porta garrafas (inclusive de cerveja), porta copos (bolachas), jogo americano e camisetas.
“É um evento fundamental. O verdadeiro papel dos festivais é alavancar o turismo de maneira geral, não só na gastronomia. Podemos citar como exemplo o Festival de Gastronomia de Tiradentes, que era muito pequeno. Hoje trouxe até o cinema”, disse Sergio Fidelis Rodrigues, chef de cozinha especializado em culinária internacional.
A lista com os restaurantes participantes pode ser conferida aqui.
EDIÇÕES ANTERIORES – A primeira edição do Rotas dos Sabores reuniu 81 estabelecimentos e dez mil clientes provaram os pratos do festival. O aumento médio no faturamento foi de 10%.
Já na segunda edição, o número de participantes subiu: 127 bares e restaurantes, dez mil pessoas consumiram os pratos e aumento no faturamento foi de 20%.