São Bernardo irá oferecer atividades culturais e esportivas a surdos

Cidade foi uma das cinco selecionadas pelo Governo Federal para desenvolver projeto piloto Sinais; EMEBE Neusa Bassetto atenderá 100 moradores por ano

  • Data: 24/01/2020 13:01
  • Alterado: 24/01/2020 13:01
  • Autor: Daniel Macário
  • Fonte: Secom/PMSBC
São Bernardo irá oferecer atividades culturais e esportivas a surdos

EMEBE Neusa Bassetto atenderá 100 moradores por ano

Crédito:Gabriel Inamine/ PMSBC

Você está em:

Oferecer atividades culturais e esportivas para ampliar a inclusão das pessoas surdas na sociedade. Esta é a proposta do Projeto Sinais, programa piloto desenvolvido pela Prefeitura de São Bernardo, em parceria com o Governo Federal, que promete neste ano atender 100 moradores da cidade com o objetivo de proporcionar novas oportunidades para esse público.

Pioneiro em todo o País, o projeto Sinais pretende ampliar a disseminação da Língua Brasileira de Sinais (Libras). A expectativa é a de que as ações do projeto piloto sejam iniciadas em São Bernardo ainda no primeiro semestre deste ano, visando atender surdos inseridos nos programas de transferência de renda da União. Ao todo serão investidos R$ 378 mil na implantação do projeto, recurso este proveniente do Ministério da Cidadania.

Além de São Bernardo, único município da região Sudeste a integrar o programa, outras quatro cidades do Brasil serão responsáveis neste ano por implantar o projeto pilito. Todas foram selecionadas pelo Governo Federal. São elas: Araucária (PR), Abaetetuba (PA), Salvador (BA) e Aparecida de Goiânia (GO).

“O Projeto Sinais terá como objetivo promover autonomia das pessoas surdas. Para isso, iremos oferecer a elas oportunidades iguais no acesso ao esporte, à educação e à cultura”, destacou o prefeito Orlando Morando.

ESTRUTURA – As atividades do Projeto Sinais serão oferecidas em São Bernardo na estrutura da EMEBE Neusa Bassetto, localizada na Rua Engenheiro Isaac Garcêz, 90, Vila Mussolini, e considerada a primeira unidade de ensino integral bilíngue para surdos do Estado de São Paulo. Ao todo, serão 100 vagas neste primeiro ano.

Na unidade escolar, a Administração municipal oferecerá três vezes por semana oficinas de cultura, palestras sobre temas relacionados à cidadania e prática de esportes com os quais a comunidade surda tem mais familiaridade. A família e aqueles que convivem com os surdos vão poder também participar das aulas de Língua Brasileira de Sinais.

As inscrições para interessados serão abertas pela Prefeitura ainda no primeiro semestre, em data ainda a ser divulgada pela Administração municipal. No momento, a Prefeitura está no processo de conclusão para contratação dos profissionais que irão participar do projeto piloto.

“O objetivo é que essas atividades promovam ainda mais a inclusão dos participantes do projeto as atividades de cultura, lazer e esporte oferecidas em toda a cidade”, destacou Alex Mognon, secretário de Esportes e Lazer.

Compartilhar:
1
Crédito:Gabriel Inamine/ PMSBC
1
Crédito:Gabriel Inamine/ PMSBC EMEBE Neusa Bassetto atenderá 100 moradores por ano

  • Data: 24/01/2020 01:01
  • Alterado:24/01/2020 13:01
  • Autor: Daniel Macário
  • Fonte: Secom/PMSBC









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados