São Bernardo intensifica ações do Maio Amarelo visando reduzir acidentes de trânsito
Prefeito Orlando Morando destaca programação da campanha que prevê ações educativas durante todo o mês
- Data: 11/05/2022 19:05
- Alterado: 11/05/2022 19:05
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de São Bernardo do Campo
Crédito:Gabriel Inamine / PMSBC
A Prefeitura de São Bernardo intensificou as ações da campanha Maio Amarelo, cujo objetivo é chamar a atenção da sociedade para as ações de prevenção de acidentes no trânsito. O prefeito Orlando Morando esteve, na tarde desta quarta-feira (11/5), em uma das atividades promovidas pela secretaria de Transportes e Vias Públicas, no bairro Assunção, e antecipou a programação do mês.
Morando acompanhou a equipe do Departamento de Trânsito durante as atividades de distribuição de panfletos educativos e abertura de faixa em um semáforo localizado no início da Estrada dos Alvarengas, no entorno da Praça Giovani Breda. Durante o ato, o prefeito também falou sobre as ações realizadas pela administração durante todo o ano visando reduzir os índices de acidentes de trânsito e ressaltou a necessidade de prudência por parte de motoristas, motociclistas, pedestres e ciclistas.
“O grande segredo para proteger e salvar as vidas no trânsito é o respeito mútuo entre todos os atores envolvidos no trânsito. Se todos se respeitarem e seguirem as regras, como uso do cinto de segurança, do capacete, respeito aos semáforos e demais normas de trânsito, seguramente deixaremos de registrar tantas vítimas fatais”, frisou.
Estima-se que acidentes no trânsito são o primeiro responsável por mortes na faixa de 15 a 29 anos de idade; o segundo, na faixa de 5 a 14 anos; e o terceiro, na faixa de 30 a 44 anos. Segundo a série histórica (desde 2015) divulgada pelo Infosiga (sistema de informações de acidentes de trânsito no Estado de São Paulo), as principais vítimas de trânsito em São Bernardo foram, em primeiro lugar, os motociclistas (representaram 36,7% dos óbitos), seguidos por pedestres (35%); motoristas de automóveis (19,5%) e ciclistas (3,3%). “Em São Bernardo, esse tema não é tratado apenas uma vez no ano, a administração mantém ações educativas permanentes visando reduzir os índices de acidentes”, destacou o secretário de Transportes e Vias Públicas, Delson José Amador.
No primeiro trimestre deste ano, as mortes no trânsito caíram cerca de 18% em São Bernardo, em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com o Infosiga.