São Bernardo inicia processo de atualização do Sistema Municipal de Políticas Culturais
Até 17 de maio, população pode contribuir com a construção de diagnóstico, que servirá como base para a implantação das ações públicas
- Data: 03/05/2022 14:05
- Alterado: 03/05/2022 14:05
- Autor: Natália Fernandes
- Fonte: Secom/PMSBC
Crédito:Gabriel Inamine
A Secretaria de Cultura e Juventude da Prefeitura de São Bernardo deu início, nesta segunda-feira (2/5), ao processo de atualização do Sistema Municipal de Políticas Culturais do município. Até o próximo dia 17 de maio, a população poderá contribuir na construção de diagnóstico que servirá como base para a implantação das ações públicas a partir de 2023.
Um pré-diagnóstico elaborado pela Secretaria de Cultura e Juventude está disponível no portal www.saobernardo.sp.gov.br/cultura. Trata-se de narrativa histórica do modo de gestão e da política cultural municipal atual, compilando as informações dos serviços, equipamentos, políticas e programas desenvolvidos. Todos os munícipes podem contribuir com a construção do documento, instrumento de reflexão sobre a atuação da Pasta. O documento servirá de base para as discussões posteriores que acontecerão nas reuniões setoriais e territoriais, onde serão feitas as propostas para o Plano Municipal de Políticas Culturais.
Conforme explica a secretária de Cultura e Juventude, Ligia Ramos, a implementação do Sistema Municipal de Políticas Culturais está prevista para o segundo semestre de 2023. “Vamos continuar avançando com o envolvimento de toda a população interessada neste processo de forma plural, democrática e transparente, com os segmentos culturais da cidade, linguagens e nos territórios, de maneira ampla”, diz.
A ideia é atualizar e ampliar Sistema Municipal de Políticas Culturais do município e, para isso, será realizado processo de mobilização e formação de fóruns setoriais/territoriais de discussão direta de modo a atingir todos os segmentos culturais, linguagens artísticas e economia criativa. Posteriormente, serão debatidas as demandas para o Plano Municipal de Políticas Culturais, escolhidos os delegados que terão voz e voto durante o processo de discussão e fechamento do Plano Municipal de Políticas Culturais e eleição dos Conselheiros Municipais que representarão cada setorial/territorial no futuro Conselho Municipal de Políticas Culturais, readequado de acordo com as normativas estabelecidas pelo Sistema Nacional de Cultura.
COMO PARTICIPAR – Como forma de facilitar a participação popular nesse processo de construção do Diagnóstico, a Secretaria de Cultura e Juventude disponibilizou 16 espaços culturais e oito unidades escolares, em diferentes territórios da cidade, para o uso da internet e auxílio aos interessados no preenchimento do formulário específico.