São Bernardo inicia aplicação da segunda dose em idosos de 85 a 89 anos em domicílio
Neste fim de semana, município aplicou 4.582 vacinas contra a Covid-19 em idosos de 77 a 79 anos e 80 a 84 anos; organização e agilidade marcaram a imunização nos cinco postos avançados
- Data: 08/03/2021 15:03
- Alterado: 08/03/2021 15:03
- Autor: Natália Fernandes
- Fonte: Secom/PMSBC
São Bernardo inicia aplicação da segunda dose em idosos de 85 a 89 anos em domicílio
Crédito:Omar Matsumoto/PMSBC
Com a chegada de mais 3.664 imunizantes Coronavac, neste domingo (07/03), a Prefeitura de São Bernardo deu início nesta segunda-feira (08/03) à aplicação, em domicílio, da segunda dose da vacina contra a Covid-19 em idosos de 85 a 89 anos. Além disso, outros 800 profissionais de Saúde com registro de classe, que haviam perdido o prazo para cadastro, receberam a primeira dose da vacina no Ginásio Poliesportivo Adib Moysés Dib, por meio de agendamento prévio.
Neste fim de semana, a Prefeitura realizou mais uma etapa da vacinação de idosos de 77 a 79 anos e de 80 a 84 anos contra o Coronavírus. Para facilitar a vida da população, a aplicação das doses ocorreu em cinco postos avançados do município, das 8h às 17h, após agendamento prévio obrigatório feito pela internet. Todo o processo, que culminou na imunização de 4.582 pessoas, transcorreu de forma ordenada e rápida, sem aglomerações.
Idosos com idade entre 77 e 79 anos tiveram cinco opções de postos avançados para agendamento da primeira dose, sendo um deles em formato drive-thru, no Paço Municipal, e em mais três endereços: Igreja São João Batista, no Rudge Ramos, e Ginásios Poliesportivos do Jardim Orquídeas e do Riacho Grande. Neste caso, foram 3.378 pessoas vacinadas entre o sábado e domingo, totalizando 5.803 idosos da faixa etária protegidos com a primeira dose na cidade.
Já os idosos de 80 a 84 anos receberam a vacina no Ginásio Poliesportivo da Avenida Kennedy. Foram 1.205 pessoas da faixa etária imunizadas no fim de semana, somando 7.480 idosos do município que receberam a primeira dose do imunizante, o correspondente a 88% do público-alvo.
O prefeito Orlando Morando explica que o avanço da campanha de vacinação contra a Covid-19 depende da chegada de novos lotes de imunizantes, enviados pelos governos estadual e federal. A imunização deste fim de semana foi possível após a entrega de 5.210 doses da Coronavac, vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, na sexta-feira (5/3). “À medida que as doses chegam, já abrimos o agendamento on-line e organizamos toda a logística e organização para a vacinação nos postos avançados e drive-thru. Nosso objetivo é imunizar cada vez mais pessoas, tudo de forma ordeira, sem aglomerações nem longas esperas”, diz.
Pelos postos avançados espalhados pela cidade, além de muita expectativa positiva pela chegada da vacina e esperança pelo fim da pandemia, idosos e seus acompanhantes destacaram a qualidade do processo de imunização organizado pela Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria da Saúde. “Tive ajuda do meu neto, que fez o agendamento pela internet. Foi tudo muito rápido e fácil. Estou muito feliz por ter tomado a primeira dose da vacina. Acredito que é um passo muito importante para a gente superar essa crise”, ressalta a moradora do bairro Taboão, Amara Chaga da Silva, 79 anos, que foi imunizada na Igreja São João Batista.
A professora Priscila Massaia, 48 anos, também elogiou a estrutura montada no Paço Municipal, onde funcionou o drive thru da vacinação contra a Covid-19. Ela realizou o agendamento e levou a mãe, Luzia Maria Massaia, 77 anos, para receber o imunizante. “Foi tudo muito organizado, desde o cadastro até a vacinação. Os profissionais da Saúde são todos atenciosos e estamos muito felizes. Ainda vamos manter os cuidados, evitar sair de casa, mas é uma alegria essa vacina”, diz a moradora do bairro Demarchi.
BALANÇO – Desde 19 de janeiro, quando teve início a campanha municipal de vacinação contra o Coronavírus, São Bernardo aplicou 69.644 doses dos imunizantes.