São Bernardo fecha agosto com redução dos principais indicadores criminais

Município teve queda nas ocorrências de homicídio, roubo e furto de veículos

  • Data: 26/09/2019 16:09
  • Alterado: 26/09/2019 16:09
  • Autor: Daniel Macário
  • Fonte: Secom/PMSBC
São Bernardo fecha agosto com redução dos principais indicadores criminais

Sanção de Lei do Reajuste da GCM

Crédito:Gabriel Inamine

Você está em:

Em levantamento divulgado pela Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP), nesta quarta-feira (25/09), mostra que São Bernardo terminou o mês de agosto com redução dos principais indicadores criminais. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, o município apresentou queda de ocorrências como: homicídio, roubo em geral, roubo de veículo, furto de veículos e estupro.  A redução dos índices reflete o resultado de um conjunto de medidas tomadas pela gestão do prefeito Orlando Morando para fortalecimento na área de segurança urbana, com investimentos em ações da Guarda Civil Municipal (GCM) e instalação do Sistema Detecta.

Segundo dados da SSP, no período analisado, São Bernardo reduziu em 25% o número de roubo de veículos da cidade, passou de 195 para 146 casos. O índice de furto de veículos foi outro que teve queda expressiva, com recuo de 14,95%, caiu de 214 para 182 ocorrências. O município também reduziu os casos de roubo de carga (-35%), estupro (-17,65%) e roubo em geral (-0,34%).

“Investir na segurança da nossa cidade tem sido uma prioridade da nossa gestão e a queda dos índices criminais mostra que estamos no caminho certo. Com a instalação do Detecta conseguimos reduzir indicadores importantes como roubo e furto de veículos, o que impacta diretamente na queda dos valores dos seguros”, afirmou o chefe do Executivo.

ESTATÍSTICA – O fortalecimento de ações de segurança pela cidade, em conjunto com as Polícias Civil e Militar, permitiu que São Bernardo reduzisse pela metade índice de número de vítimas de homicídio, de 7 para 3 casos, uma redução de 57,14%. Segundo a SSP, atualmente, o município tem uma da taxa de 4,70 casos de homicídios a cada 100 mil habitantes. O índice é inferior ao da Capital (5,69) e do Estado (6,70).

O levantamento aponta ainda que São Bernardo não teve nenhuma ocorrência em outros 8 indicadores avaliados pela Secretaria de Segurança Pública, entre eles latrocínio e roubo a banco.

INVESTIMENTO – Desde 2017, a Prefeitura de São Bernardo, por meio da gestão do prefeito Orlando Morando, tem adotado série de medidas para aprimorar o trabalho das forças de segurança do município, entre elas, compra de equipamentos para a GCM e a instalação de 273 câmeras de monitoramento integradas ao sistema Detecta, que integra os bancos de dados e imagens de câmeras das forças policiais.

COI – No próximo dia 15 de outubro, moradores de São Bernardo ganharão novo reforço na área de segurança com a inauguração do 1º Centro de Operações Integradas de Segurança do Estado. Localizado no Centro da cidade, em prédio de 1.900 m² localizado na Avenida Redenção, o COI de São Bernardo abrigará as operações do Batalhão Especial da Polícia Militar (Baep), do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), da Delegacia de Investigação de Infrações e Crimes contra o Meio Ambiente (Dicma), da Delegacia do Idoso, da Polícia Civil, além da Guarda Civil Municipal e da Defesa Civil. Ao todo, o local abrigará cerca de 400 agentes de Segurança.

Compartilhar:
1
Crédito:Gabriel Inamine
1
Crédito:Gabriel Inamine Sanção de Lei do Reajuste da GCM
1
Crédito:Gabriel Inamine

  • Data: 26/09/2019 04:09
  • Alterado:26/09/2019 16:09
  • Autor: Daniel Macário
  • Fonte: Secom/PMSBC









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados