São Bernardo entrega escrituras para 85 famílias no Parque São Rafael
Programa “A Casa é Minha”, da Prefeitura de São Bernardo, garante titularidade dos imóveis aos proprietários de forma definitiva
- Data: 05/03/2020 09:03
- Alterado: 05/03/2020 09:03
- Autor: Kati Dias
- Fonte: PMSBC
Prefeito Orlando Morando entrega escrituras para 85 famílias no Parque São Rafael
Crédito:Gabriel Inamine
Há 25 anos, o aposentado Rosalino Macedo de Lima esperou pela escritura de sua casa, no Parque São Rafael. O tão sonhado documento foi entregue, no início da noite desta quarta-feira (04/03), pelo prefeito Orlando Morando. Além deste morador, mais 84 famílias foram beneficiadas pelo programa “A Casa é Minha”, que assegura a titularidade do imóvel aos proprietários.
“Este programa leva segurança jurídica a todos aqueles que já tem sua casa própria. Mais do que ter o seu próprio teto, é fundamental que as famílias possam passar o fruto de seu trabalho para os herdeiros”, afirmou o prefeito Orlando Morando.
Na ocasião, o chefe do Executivo conheceu um pouco da história de seu Rosalino, que fez questão de recebê-lo com a foice na qual retirou o mato do terreno onde seria construída sua futura casa, símbolo de sua vitória. “Foi uma batalha. Ter a escritura da casa é como dar uma certidão de nascimento a uma criança. Agora é oficial, a casa é minha”, disse o aposentado.
O chefe do Executivo enfatizou outro benefício levado pela regularização fundiária. “Trata-se de uma ação transformadora para toda a cidade. Quando o imóvel está irregular, o seu valor está depreciado e não há garantia real de posse e só consegue vender por um valor bem abaixo do mercado”, explicou.
Para o secretário de Habitação, João Abukater Neto, a regularização colabora com a economia do município. “Regularizar uma moradia é mais do que realizar o sonho de uma família: é injetar recursos na economia do município. Com o documento oficial, o valor do imóvel aumenta, além de o morador poder buscar financiamento para fazer melhorias em sua casa”, disse. Neste bairro, foram investidos R$ 100 mil no processo de regularização, sem custos para os moradores.
O programa “A Casa é Minha” já regularizou cerca de 10 mil imóveis e entregou escrituras para as famílias da Vila dos Poetas, Jardim Belas Artes, Parque São Rafael – 1ª Fase, Conjunto Habitacional Colinas, Vila Mariana, Vila Frei Mizuho, Pai Herói, Conjunto Habitacional Nova Silvina (Naval), Jardim Nova Canaã, Conjunto Habitacional Silvina Oleoduto, Conjunto Três Marias, Vila Biquinha, Conjunto Habitacional Jardim Lavínia – 2ª Etapa, Jardim Pinheiro, Jardim Jussara, Jardim Floral e Vila Victória.