São Bernardo entrega a reforma do Crec Paulicéia
Centro Recreativo, Esportivo e Cultural (Crec) Gentil Antiqueira foi reformado e ampliado pela Prefeitura de São Bernardo. População comparece em peso na festa de inauguração
- Data: 01/09/2016 11:09
- Alterado: 01/09/2016 11:09
- Autor: Marcelo Dorador
- Fonte: PMSBC
Crédito:Wilson Magão
Em meio a muita festa, o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, entregou as obras de revitalização do Centro Recreativo, Esportivo e Cultural (Crec) Gentil Antiqueira, conhecido como Paulicéia, na manhã desta quarta-feira (31). As intervenções, no valor de R$ 5 milhões, compreenderam a qualificação dos equipamentos esportivos, dos espaços de convivência e da biblioteca.
O público que compareceu à entrega pôde participar de aula de zumba, acompanhar apresentações do coral da Unidade Básica de Saúde (UBS) Paulicéia e aulas de dança cigana do projeto de Bem com a Vida, projeto da Prefeitura desenvolvido nas UBSs Paulicéia e Taboão.
Fez parte do projeto de revitalização do Crec a cobertura e aquecimento da piscina, construção de novos vestiários, de espaços para oficinas, salas multiuso e de convivência, pintura do ginásio esportivo, reforma e modernização da biblioteca e requalificação das calçadas.
Depois de parabenizar a mobilização dos moradores da região, Luiz Marinho lembrou que a construção da cidade se dá por meio da participação popular. “As mudanças que conquistamos para essa região e para São Bernardo são reflexo das escolhas de vocês, feitas durante as plenárias do Orçamento Participativo (OP). Esperamos que esse equipamento, que entregamos hoje, esteja sempre cheio e com muitas atividades.”
O secretário de Esportes e Lazer, José Alexandre Devesa, lembrou que melhorias como a reforma do Crec Paulicéia são resultado de uma administração que pensa a cidade para o futuro. “Precisamos lembrar que a organização desta cidade, que em oito anos teve tantas conquistas, é resultado da vontade política de um prefeito que pensa uma São Bernardo para 10, 20, 30 anos. A região da Paulicéia recebeu muitas intervenções, como de combate às enchentes na Rua MMDC”, falou.
Para Maria Madalena, moradora do bairro e integrante do grupo de dança cigana do projeto de Bem com a Vida, a reforma do espaço é uma grande conquista. “Frequentei este local durante muitos anos, fazia de tudo, principalmente atividades esportivas. Ficamos muito felizes em poder ver o espaço totalmente renovado. Agora vou voltar a frequentar o Crec”, revelou.
Marlene Antiqueira, sobrinha do falecido Gentil Antiqueira, que dá nome ao Crec, foi homenageada pela Administração com um arranjo de flores. Para ela, a qualificação do espaço é a melhor homenagem que pode ser feita a seu tio. “Ver esse local cheio de gente, cheio de vida, é o melhor presente que posso receber. Fico muito feliz em ser lembrada neste dia, e mais ainda por ver o excelente trabalho que fizeram no local.”
Oito telas do acervo da Pinacoteca de São Bernardo do Campo foram escolhidas para serem exibidas no prédio onde fica a biblioteca do Crec. Três obras, intituladas Sumo Sacerdote, I, II e III, são de Charbel, artista que foi Grande Medalha de Ouro no XX Salão de Arte da cidade.
Durante a inauguração, Alex Sandro Camilo, pároco no Santuário Nossa Senhora Aparecida, da Paulicéia, fez uma oração ecumênica para abençoar o local.