São Bernardo é o melhor município em gestão fiscal do Grande ABC
Segundo levantamento feito pela Firjan, cidade aparece ainda como a 4ª melhor do Estado; indicador avalia quesitos como investimento, liquidez financeira, autonomia e gastos com pessoal
- Data: 02/11/2019 10:11
- Alterado: 02/11/2019 10:11
- Autor: Redação
- Fonte: PMSBC
Crédito:Gabriel Inamine/PMSBC
Em mais uma ação de reconhecimento à política de austeridade dos gastos públicos, adotada pela atual gestão, chefiada pelo prefeito Orlando Morando, São Bernardo foi apontada como a cidade com melhor gestão fiscal do Grande ABC e a 4ª do Estado, em 2018, superando inclusive a Capital. A informação consta em levantamento nacional da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), divulgado nesta quinta-feira (31/10), e que avalia os investimentos e equilíbrio das contas públicas de municípios de todo o País.
Segundo o estudo, São Bernardo obteve nota máxima nos indicadores que avaliam a elevada capacidade de geração de receitas locais para fazer frente a seus custos administrativos (Índice Autonomia), controle do comprometimento nos gastos com a folha de pagamento e encargos (Índice Gasto com Pessoal). Em ambos os quesitos, o município obteve nota 1, numa escala que vai de 0 a 1, sendo que quanto mais próximo da nota máxima melhor a situação fiscal.
O município teve bom desempenho também nos quesitos Investimento e Liquidez, que verifica a relação entre o saldo de restos a pagar do ano e os recursos em caixa disponíveis para cobri-los no exercício seguinte.
“O destaque de São Bernardo no ranking reforça o momento positivo vivido pela economia da cidade que, além de colocar as finanças em ordem, tem recebido novos investimentos”, destacou o chefe do Executivo ao enfatizar as ações da atual gestão. “Isso só foi possível por causa da política de redução de gastos, austeridade fiscal e combate à sonegação com equilíbrio das contas públicas adotadas pela nossa gestão que conseguiu neste ano melhorar do rating do município, que passou de D- para A+”.
RANKING
Neste ano, o Índice Firjan de Gestão Fiscal avaliou as contas de 5.337 municípios do País, referente ao ano de 2018. Com objetivo de apresentar os principais desafios para a gestão municipal quatro indicadores foram avaliados. São eles: Autonomia (ter receita própria para pagar as próprias contas), gasto com Pessoal, Investimento e Liquidez.
Na somatória dos quatros índices, São Bernardo obteve nota 0.8923, ficando atrás no ranking do Estado apenas dos municípios de Galvão Peixoto, São Pedro e Santana de Parnaíba, todos com população abaixo de 150 mil habitantes.
No ranking nacional, o município aparece em 51° lugar, ficando a frente de todos os municípios do Grande ABC e da Capital. Na comparação com 2016, o município subiu 225 posições.
INVESTIMENTO
Nesta semana, este é o segundo levantamento que reconhece a política financeira incorporada pela atual gestão em São Bernardo. Na segunda-feira, o anuário Multi Cidades, publicado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), apontou que São Bernardo como a quarta cidade do Brasil que mais investiu em 2018. O município ficou atrás das capitais São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.