São Bernardo dá início à quarta edição do Governar com Você
Ação visa colher demandas da sociedade nas mais diversas áreas e incorporá-las à peça orçamentária do ano seguinte
- Data: 03/02/2020 16:02
- Alterado: 03/02/2020 16:02
- Autor: Carla de Gragnani
- Fonte: Secom - PMSBC
Prefeitura de São Bernardo dá início à quarta edição do Governar com Você
Crédito:Gabriel Inamine/PMSBC
A Prefeitura de São Bernardo deu início, no último sábado (01/02), à quarta edição do programa Governar com Você, que dá espaço à participação popular na formulação da Lei Orçamentária Anual (LOA). A ação tem como objetivo colher demandas da sociedade nas áreas da Saúde, Educação, Mobilidade Urbana, Segurança e Desenvolvimento Econômico e Social e incorporá-las à peça orçamentária para o ano seguinte. As ações prioritárias podem ser votadas até o próximo dia 31 de março.
Para submeter suas idéias, o interessado deve acessar o site www.governarcomvc.com.br, efetuar o cadastro e estabelecer três prioridades entre opções pré-determinadas, além de uma quarta sugestão à escolha. Para os munícipes que não tiverem acesso à internet há a opção de participação nas unidades do Atende Bem.
“Trata-se de uma importante ferramenta democrática, que coloca a população como protagonista na definição do que deverá ser feito pelo governo municipal no próximo ano orçamentário. É uma ação simples, prática e rápida, que não toma tempo do munícipe, mas que pode transformar sua realidade e de outros moradores ”, destacou o prefeito Orlando Morando. A medida também atende à determinação de legislação que estabelece consulta pública para recebimento de demandas populares em cidades com orçamento superior a R$ 1 bilhão.
IDEIAS QUE VIRARAM REALIDADE – Desde o início da ação, em 2017, foram colhidas quase 100 mil idéias de obras e ações para a cidade. Entre as sugestões colocadas em prática por meio do programa, está a criação de um restaurante popular, nos moldes do “Bom Prato”, do governo do Estado. A instalação da iniciativa foi transformada em realidade em janeiro de 2019 e uma nova unidade do programa de segurança alimentar será instalada em junho de 2020 no bairro Assunção.
Na área da Cultura, a principal proposta incorporada ao plano de ação da Prefeitura foi a implantação da Fábrica de Cultura, cujas obras estão a todo vapor, devendo ser concluídas em março deste ano. A previsão é que as atividades no local sejam iniciadas em junho, pelo governo do Estado. Na área do Desenvolvimento Econômico, a consolidação da Central de Trabalho e Renda (CTR) também foi uma das ações implementadas.
A agência vem apresentando resultados positivos nos últimos anos, ampliando a oferta de vagas. Somente em 2019, cerca de 2.715 moradores foram recolocados no mercado de trabalho. O índice representa média de sete contratações diárias – o melhor resultado obtido pelo município nos últimos cinco anos