São Bernardo conquista o inédito Selo Amigo do Idoso

Certificado reconhece municípios com destaque no desenvolvimento de políticas públicas voltadas ao bem estar de idosos; Título foi entregue, nesta terça-feira, pelo governador João Doria.

  • Data: 01/10/2019 16:10
  • Alterado: 01/10/2019 16:10
  • Autor: Daniel Macário
  • Fonte: Secom/PMSBC
São Bernardo conquista o inédito Selo Amigo do Idoso

Sob gestão Orlando Morando

Crédito:Omar Matsumoto/ PMSBC

Você está em:

Pioneira na adoção de políticas públicas voltadas a terceira idade, São Bernardo agora é oficialmente uma cidade contemplada com o Selo Amigo do Idoso. Em cerimônia realizada no Palácio dos Bandeirantes, nesta terça-feira (01/10), data em que é comemorado o Dia Internacional do Idoso, o prefeito Orlando Morando recebeu das mãos do governador João Doria e da secretária de Desenvolvimento Social, Célia Parnes, o certificado que reconhece os municípios paulistas que se destacam em ações voltadas ao bem estar das pessoas com mais de 60 anos.

Esta é a primeira vez desde a criação do programa, em 2012, que São Bernardo recebe o título. O evento da entrega do certificado contou com a participação da deputada estadual, Carla Morando, e dos secretários municipais Carlos Romero (Assistência Social) e José Roberto Gil Fonseca (Cidadania e Assuntos Jurídicos).

Na oportunidade, o município foi contemplado com o Selo Inicial do programa após a Prefeitura cumprir sete ações estabelecidas pelo Estado, que envolvem a criação do Conselho Municipal do Idoso, a realização do diagnóstico de gestão sobre as políticas voltadas para o idoso, a realização do diagnóstico com os idosos do município, a inclusão de ações para garantir os direitos dos idosos nos Planos Municipais de Saúde e de Assistência Social, a adequação/ampliação da cobertura vacinal dos idosos, a implantação de ações de promoção de saúde e a prevenção de queda dos idosos e, por fim, a implantação de ações para garantir a acessibilidade no transporte público municipal.

“O recebimento deste selo traduz o respeito que nossa gestão tem com as pessoas acima de 60 anos, com o desenvolvimento de políticas públicas importantes para a terceira idade nas mais variadas áreas, como é o caso do Bom Prato que atende diariamente diversos idosos. Essa conquista representa ainda um importante reconhecimento do Estado que tem sido parceiro em diversos projetos junto a São Bernardo”, afirmou o chefe do Executivo.

RECONHECIMENTO – Durante o evento, o governador João Doria destacou as ações desempenhadas pelo Estado, em parceria com os municípios, para melhorar a qualidade de vida de pessoas da terceira idade. “Hoje nós comemoramos 16 anos do Estatuto do Idoso, que desde 2003 regulamenta os direitos dos idosos no Brasil. E é um orgulho para mim, como governador, poder desenvolver programas voltados a este público, assim como, reconhecer as políticas adotadas pelos municípios aqui contemplados com o Selo”, destacou.

Para a secretária estadual de Desenvolvimento Social, Célia Parnes, a atual administração de São Bernardo, chefiada pelo prefeito Orlando Morando, é um exemplo do belo trabalho feito junto a pessoas da terceira idade. “Reconheço a importância que São Bernardo está dando para esse público acima de 60 anos e fico feliz com isso”.

ENTREGA – Em comemoração ao Dia do Idoso, o prefeito Orlando Morando realizou, nesta terça-feira, a reabertura da cancha de bocha do Centro de Referência do Idoso (CRI), localizado na Avenida Redenção, 271 – Jardim do Mar. O espaço, que foi totalmente reformado nos últimos meses, recebeu nova pintura, além da troca de piso e carpete. Atualmente, cerca de 300 pessoas frequentam o centro diariamente para atividades de Lazer e Saúde.

CUIDADOSO – A Administração municipal mantém ainda diversas atividades voltadas a terceira idade em todo território da cidade, nas mais variadas áreas. Entre elas está o Programa Cuidadoso, que tem o objetivo de oferecer atendimento exclusivo de Atenção ao Idoso. O serviço, que completou em julho um ano, está instalado na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Rudge Ramos, na Rua Ângela Tomé, 246. A região foi escolhida pela grande concentração de pessoas com mais de 60 anos. Em 12 meses, cerca de 3.300 atendimentos foram feitos na unidade.

Compartilhar:
1
Crédito:Omar Matsumoto/ PMSBC
1
Crédito:Omar Matsumoto/ PMSBC
1
Crédito:Omar Matsumoto/ PMSBC Sob gestão Orlando Morando

  • Data: 01/10/2019 04:10
  • Alterado:01/10/2019 16:10
  • Autor: Daniel Macário
  • Fonte: Secom/PMSBC









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados