São Bernardo chega a 13 mil próteses odontológicas entregues

Município conta com dois Centros de Especialidades Odontológicas

  • Data: 09/04/2015 19:04
  • Alterado: 16/08/2023 18:08
  • Autor: Vladimir Ribeiro
  • Fonte: PMSBC
São Bernardo chega a 13 mil próteses odontológicas entregues

São Bernardo chega a 13 mil próteses odontológicas entregues à população

Crédito:Raquel Toth

Você está em:

“Ainda bem que consegui o atendimento na rede municipal, pois não teria como pagar uma nova prótese”, destacou a dona de casa Maria de Lourde da Silva, moradora do Taboão, quando recebia a nova prótese superior na unidade Brasil Sorridente/Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Centro, da Prefeitura de São Bernardo do Campo.

Maria de Lourdes lembrou que antiga prótese quebrou e ela procurou por atendimento na Unidade Básica de Saúde de seu bairro. O primeiro passo foi o encaminhamento para o serviço especializado no CEO Centro. Para a dona de casa, a implantação da prótese não é apenas uma questão estética, mas de autoestima. “Agora posso sorrir sem sentir vergonha”, disse de forma tímida.

A paciente é uma das pessoas beneficiadas pelo programa Brasil Sorridente que, neste mês, chegou à marca de 13 mil próteses entregues. “É uma transformação. Quando chegam para a primeira consulta, os pacientes estão com baixa autoestima e quase não conversam. Na última consulta, quando saem com as próteses parece que são outras pessoas”, disse o protesista Francisco Gomes Marques Rodrigues.

Em 2009, o CEO Centro passou a atender dentro do programa Brasil Sorridente oferecendo as seguintes especialidades: estomatologia,, que cuida de lesões bucais pré-cancerígenas; periodontia, que cuida de inflamações da gengiva; endodontia, que cuida dos tratamentos de canais; pequenas cirurgias, como extração de dentes do siso e atendimento a pacientes  portadores de necessidades especiais.

A unidade passou a oferecer o atendimento a pacientes que precisam de próteses dentárias em 2011 e de lá para cá, cerca de 13 mil já foram entregues. “Entregamos uma média de 300 por mês”, destacou Rosana De Vitto Izzo, chefe de Seção de Odontologia Especializada.

Rosana destacou que 13 mil próteses entregues em quatro anos de serviços é algo para ser comemorado. “Quando iniciamos o serviço, não tínhamos ideia de que haveria essa demanda. Onde estavam esses pacientes antes de haver o serviço na rede municipal?”, questionou.

Hoje a cidade conta com duas unidades do programa Brasil Sorridente: a unidade Centro e a Alvarenga, inaugurada em maior de 2014. “No segundo semestre, haverá a entrega do CEO Silvina, o que pode aumentar a demanda, mas estamos preparados para atender”, afirmou Rosana.

Compartilhar:

  • Data: 09/04/2015 07:04
  • Alterado:16/08/2023 18:08
  • Autor: Vladimir Ribeiro
  • Fonte: PMSBC









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados