São Bernardo celebra a 5ª edição do Haja EJA
No encontro Luiz Marinho destaca a superação dos alunos na busca do conhecimento. Foram apresentados trabalhos e realizadas atividades culturais ligados ao programa
- Data: 11/11/2013 09:11
- Alterado: 11/11/2013 09:11
- Autor: Soraya Paladini
- Fonte: PMSBC
Crédito:
Ao celebrar a 5ª edição do Haja EJA (Educação de Jovens e Adultos), na noite desta sexta-feira (8), no Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cenforpe), o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, destacou a superação e o esforço dos alunos na busca do conhecimento. “Vocês são merecedores desta linda festa. Não desistam nunca dos estudos, pois a educação é fundamental para aprimorarmos nossa capacitação”, disse o chefe do Executivo. Cerca de cinco mil pessoas estiveram no local.
No encontro, foram apresentados trabalhos e realizadas atividades culturais ligados ao programa de Educação de Jovens e Adultos da Administração municipal. O público também pôde ter acesso a informações sobre as iniciativas na área da Economia Solidária desenvolvidas com o apoio da Prefeitura.
Marinho também parabenizou professores, alunos e familiares pela conquista por São Bernardo da Medalha Paulo Freire. A premiação, concedida pelo governo federal, identifica, reconhece e estimula experiências educacionais que promovam políticas, programas e projetos cujas contribuições sejam relevantes para a educação de jovens e adultos no Brasil.
São Bernardo foi premiado em função do modelo inovador de educação, elaborado de acordo com as necessidades dos alunos. Assim, para atingir jovens, adultos e idosos, a cidade passou a contar com três modalidades de aprendizado – alfabetização, elevação da escolaridade e qualificação profissional – e a oferecer gratuitamente, de acordo com as necessidades dos alunos, transporte, alimentação e material didático.
Algumas das ações desenvolvidas pela Secretaria de Educação para esse público são: o Programa de Alfabetização de Continuidade (Promac); o Qualificar para Mudar, um serviço de elevação de escolaridade e qualificação profissional; e o Movimento de Alfabetização (Mova). Os alunos da escola profissional são capacitados nas áreas de saúde, construção civil, costura, marcenaria, informática, imagem pessoal, meio ambiente e alimentação.
Também estiveram no evento a secretária de Educação, Cleuza Repulho, a deputada estadual Ana do Carmo e o vereador José Ferreira.