São Bernardo avança para solucionar gargalo histórico na saída da Via Anchieta

Prefeito Orlando Morando se reúne com dirigentes da EMTU, Artesp, Next e Ecovias para viabilizar obras que solucionarão trânsito no entorno da saída do km 18

  • Data: 07/04/2022 17:04
  • Alterado: 17/08/2023 06:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMSBC
São Bernardo avança para solucionar gargalo histórico na saída da Via Anchieta

São Bernardo avança para solucionar gargalo histórico na saída da Via Anchieta

Crédito:Gabriel Inamine/PMSBC

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A Prefeitura de São Bernardo está prestes a viabilizar obras que deverão solucionar problema histórico no trânsito na região central da cidade. Na manhã desta quinta-feira (7/4), o prefeito Orlando Morando se reuniu com dirigentes do Governo do Estado e representantes de concessionárias para tirar do papel obras no entorno da saída do km 18 da Via Anchieta. 

O projeto prevê diversas intervenções viárias no viaduto Piraporinha, a fim de alcançar melhorias no fluxo do trânsito para os motoristas que fazem o trajeto São Bernardo-Diadema. O gargalo naquela região, sobretudo nos horários de pico, impacta na lentidão do tráfego na conexão das Avenidas Lucas Nogueira Garcez e Piraporinha. A ideia é fazer alterações no corredor de trólebus e, assim, ampliar de duas para três faixas de rolamento para os veículos de passeio que trafegam pelo viaduto no sentido Diadema. 

Por envolver intervenções em trechos viários sob gestão de concessionárias, o projeto foi apresentado por Morando e pelo secretário de Transportes e Vias Públicas, Delson José Amador, ao diretor-presidente da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), Marco Antonio Assalve; ao diretor geral da ARTESP (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), Milton Persoli; ao gerente de operações da Next/Metra (que opera o Corredor ABD), José Lindolfo Alves; além do gerente de engenharia da Ecovias, que administra o SAI (Sistema Anchieta-Imigrantes), Naélson Cândido. 

Segundo o prefeito, o projeto foi avalizado pelo mandatário da EMTU e a intenção é definir início das intervenções, prazos e formato de financiamento das obras ainda neste mês. O planejamento foi inicialmente apresentado pelo município ainda em 2019, mas as negociações travaram em decorrência da pandemia. As obras foram orçadas em R$ 5 milhões. 

Vamos dar solução definitiva para aquele trevo do km 18 da Anchieta e melhorar o trânsito tanto na rodovia quanto nas vias do entorno. Todos receberam bem esse pleito da Prefeitura e entenderam a necessidade de intervenção naquela região”, ressaltou o prefeito. “Esse grupo já estava formado. O passo agora é tentarmos viabilizar esse projeto. Esperamos que até o final do mês tenhamos uma proposta para tirar tudo isso do papel”, assegurou o diretor-presidente da EMTU. 

“Colocamos às concessionárias e às agências regulatórias a necessidade de dar uma solução definitiva para aquele gargalo. É uma situação que está se agravando com o aumento do tráfego, principalmente após a pandemia”, explicou Delson Amador.  

PARCERIA – As obras no viaduto Piraporinha somam-se aos investimentos realizados pela administração em parceria com o Governo do Estado. Em fevereiro, o Palácio dos Bandeirantes autorizou o início das obras de implantação do BRT ABC, que ligará o Grande ABC à Capital. As obras começaram pela revitalização do Terminal Metropolitano de São Bernardo.

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Crédito:Gabriel Inamine/PMSBC
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Crédito:Gabriel Inamine/PMSBC São Bernardo avança para solucionar gargalo histórico na saída da Via Anchieta

  • Data: 07/04/2022 05:04
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