São Bernardo aquece mercado de entretenimento com redução de ISS para atrações culturais
Proposta foi avalizada na Câmara nesta quarta-feira e deverá ser sancionada pelo prefeito Orlando Morando nos próximos dias
- Data: 07/02/2019 16:02
- Alterado: 07/02/2019 16:02
- Autor: Carla de Gragnani
- Fonte: Secom - PMSBC
Crédito:
Objetivando fomentar o cenário de entretenimento, dando maior competitividade aos equipamentos públicos, como teatros e centros culturais administrados pela secretaria de Cultura e Juventude, o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, vai sancionar nos próximos dias a Lei que prevê a redução da alíquota do Imposto Sobre Serviços (ISS) de 5% para 2% para atrações culturais realizadas em espaços municipais. A proposta foi avalizada na Câmara, nesta quarta-feira (06/02), com 24 votos favoráveis.
Na prática, a medida de incentivo fiscal coloca São Bernardo em pé de igualdade com municípios vizinhos, incluindo a Capital, para realização de grandes shows e espetáculos, que antes encontravam maior vantagem em outras praças. De acordo com o secretário de Cultura e Juventude, Adalberto Guazzelli, a medida regulamenta uma adequação de preços, que já vinha sendo praticada por meio de outros mecanismos.
“É mais uma ação para incentivar e melhorar nosso trabalho da Cultura da cidade. As mesmas produções que vão para a Capital, por exemplo, vêm para São Bernardo. Vamos alinhar o melhor incentivo”, destacou Guazzelli
Atualmente, a pasta é responsável pela administração dos teatros Lauro Gomes, no Rudge Ramos, Abílio Pereira de Almeirda, no Baeta Neves, Cacilda Becker, no Centro, Marins Pena, na Vila Gonçalves, e Elis Regina, no Assunção – este último fechado para obras –, além da Câmara de Cultura Antonino Assumpção, no bairro Assunção, Pinacoteca de São Bernardo, no Jardim do Mar, e dos centros culturais Antônia Marçon Bonício, Jácomo Guazzelli, Lázaro Pinto de Azevedo e Centro Cultural Baeta Neves (Clac).
TENDÊNCIA
A estratégia de atração de eventos culturais acompanha tendência iniciada após a retomada do estúdio e pavilhão Vera Cruz pela atual gestão, no início de 2017. De lá para cá, uma série de grandes produções televisivas e de entretenimento já foram realizadas no local, com destaque para os programas The Four Brasil e Canta Comigo, ambos levados ao ar pela emissora Record, e The Wall da Rede Globo.