São Bernardo apresenta ambiente virtual para formação de professores

Cidade é a primeira do Brasil a elaborar e disponibilizar conteúdo de formação no Ambiente Virtual de Aprendizado (AVA) do Ministério da Educação (MEC)

  • Data: 30/08/2019 17:08
  • Alterado: 30/08/2019 17:08
  • Autor: Kati Dias
  • Fonte: PMSBC
São Bernardo apresenta ambiente virtual para formação de professores

Crédito:Divulgação/PMSBC

Você está em:

Para melhorar as práticas dentro de sala de aula, aprofundar o estudo da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e consolidar o aprendizado dos 82 mil alunos da rede municipal, a Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria da Educação, desenvolveu ambiente virtual para formação de 6.000 mil professores e coordenadores pedagógicos. A iniciativa foi apresentada pela titular da Pasta, Sílvia Donnini, na manhã desta sexta-feira (30/08), no 4º Seminário Nacional do Programa de Inovação Educação Conectada, organizado pelo Ministério da Educação (MEC), em Recife (PE).

“O ambiente virtual integra o programa Escola de Formação Continuada e em Serviço da Secretaria da Educação e tem o objetivo de viabilizar ações formativas destes profissionais em horário de serviço. O intuito é promover a unidade da rede municipal, proporcionando a mesma formação e a qualificação das práticas em sala de aula dos professores. E foi muito importante apresentar essa iniciativa para professores e pesquisadores de todo o Brasil”, afirmou.

A Secretaria de Educação disponibilizou o conteúdo programático na Plataforma Integrada e Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), criado pelo Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais (LabTime), da Universidade de Goiás (UFG), em parceria com o Ministério da Educação. São Bernardo é a primeira cidade a estar presente na plataforma.

FORMAÇÃO EM SERVIÇO – A elaboração do conteúdo e treinamento foi todo realizado por profissionais da Secretaria da Educação. A Pasta implantou o Núcleo de Educação à Distância com uma equipe especializada, que deu início às orientações aos professores que atuam nos laboratórios de tecnologia das escolas municipais para o uso da ferramenta. Posteriormente, esses profissionais capacitaram os demais professores da rede a utilizar o ambiente virtual.

Desenvolvido pelas Orientadoras Pedagógicas (OPs), os conteúdos das aulas destinam-se ao aprofundamento da BNCC e à reflexão da prática. Os temas abordados são totalmente personalizados e sintonizados com a realidade vivida pelos professores dentro da sala de aula.

Com duração de dois anos e 80 horas – 40 horas em 2019 e 40h em 2020 –, a formação ocorre em horário de trabalho em formato semipresencial, com encontros presenciais e momentos formativos à distância via plataforma. Os profissionais podem acessar o AVA tanto de computadores como de dispositivos móveis como smartphones e tablets.

QUALIFICAÇÃO – A BNCC estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica. E dentro da plataforma, os professores da rede de São Bernardo qualificam suas estratégias a fim de desenvolver as competências e habilidades de seus alunos dentro da realidade da rede municipal, responsável pela Educação Infantil (creche e pré-escola), Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) e Educação de Jovens e Adultos – EJA (1º ao 9º ano).

Compartilhar:
1
Crédito:Divulgação/PMSBC
1
Crédito:Divulgação/PMSBC










Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados