São Bernardo amplia horário de funcionamento da UBS do Jardim Ipê até às 22h
Unidade Básica de Saúde passou a integrar programa ‘Saúde na Hora Certa’, estendendo atendimento ao público
- Data: 05/05/2020 14:05
- Alterado: 05/05/2020 14:05
- Autor: Natália Fernandes
- Fonte: Secom/PMSBC
Prefeitura de São Bernardo amplia funcionamento até às 22h da 10ª Unidade Básica de Saúde
Crédito:Omar Matsumoto/PMSBC
O prefeito Orlando Morando anunciou na noite desta segunda-feira (04/05) que a Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Ipê terá o seu período de funcionamento ampliado e, a partir de agora, passará a funcionar das 7h às 22h. Trata-se do 10º equipamento de Saúde de São Bernardo a integrar o programa ‘Saúde na Hora Certa’. A medida reforça o plano de enfrentamento do município contra a COVID-19, já que, com horário diferenciado, o serviço garante a atenção básica dos moradores sem causar aglomerações.
O anúncio foi feito durante visita do chefe do Executivo à UBS Ipê, localizada na Rua Lago da Mangueira, 329, no bairro dos Casa. Ao lado do diretor da Atenção Básica do município, Dr. Stefanos Lazarou, e demais funcionários da unidade, o prefeito destacou a importância do programa ‘Saúde na Hora Certa’ neste momento de pandemia.
“São quase 380 mil pessoas cadastradas em 10 UBSs com possibilidade de atendimento estendido, o que diminui o índice de absenteísmo. É uma medida importante, principalmente neste período de pandemia, em que garantimos os serviços essenciais aos nossos moradores e conseguimos evitar aglomerações nos equipamentos de Saúde”, ressalta Orlando Morando.
Com a ampliação do atendimento, a UBS Ipê passará a contar com mais uma Equipe de Saúde da Família (composta por um médico, um enfermeiro e dois técnicos de enfermagem) e uma Equipe de Saúde Bucal do tipo I (com um dentista e um auxiliar de Saúde Bucal). “Serão pelo menos mais 335 consultas realizadas mensalmente somente no horário das 19h às 22h”, destaca Dr. Stefanos. Em média, a UBS Ipê já realiza 17,4 mil atendimentos por mês.
FUNCIONAMENTO DURANTE A PANDEMIA – A prioridade de atendimento das Unidades Básicas de Saúde tem sido os casos suspeitos de COVID-19. Desta forma, durante a pandemia, as consultas eletivas e exames de rotina estão suspensos. No entanto, atendimentos emergenciais, incluindo os de saúde bucal estão mantidos, bem com as rotinas das linhas de cuidados de pacientes com diabetes, hipertensão e doenças respiratórias crônicas.
Outro serviço que segue em funcionamento nas UBSs é o atendimento de rotina de pacientes com até 6 meses e das gestantes, como vacina e pré-natal. Além disso, a dispensação de medicamentos (entrega de remédios prescritos) e troca de receitas de psicotrópicos também são realizadas normalmente.
‘SAÚDE NA HORA CERTA’ – As demais Unidades Básicas que integram programa ‘Saúde na Hora Certa’, com horário de funcionamento das 7h às 22h, são as UBSs Vila São Pedro, União, Alvarenga, Taboão, Alves Dias, Nazareth, Parque São Bernardo, Ferrazópolis e Jardim das Orquídeas.