São Bernardo abre cursos de gastronomia para ampliar empreendedorismo
Prazo de inscrições se inicia nesta sexta-feira (3/2) e se estende até o dia 9; entre as atividades estão hambúrguer artesanal, cupcakes, bolos e tortas
- Data: 03/02/2023 11:02
- Alterado: 03/02/2023 11:02
- Autor: Redação
- Fonte: PMSBC
Crédito:Gabriel Inamine/PMSBC
Como produzir e vender hambúrguer artesanal? A grade de cursos de gastronomia, aberta pela Prefeitura de São Bernardo, irá ensinar com a mão na massa, tendo como objetivo estimular o ecossistema de novos negócios na cidade. A programação, em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), conta com quatro títulos de atividades gratuitas. As inscrições foram iniciadas nesta sexta-feira (3/2) e se estendem até o dia 9 de fevereiro (quinta-feira).
A grade, elaborada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo, envolve, além do hambúrguer artesanal (período noturno), os cursos de cupcakes (manhã), doces finos (manhã) e bolos e tortas (tarde). As aulas, de forma presencial, serão ministradas na Cozinha Pedagógica de São Bernardo, localizada ao lado do Cenforpe (Avenida Dom Jaime de Barros Câmara, 201, bairro Planalto).
“São Bernardo tem investido entre as prioridades na geração de emprego e renda, bem como em atrair novos negócios e empresas. Essa ação voltada à gastronomia, em parceria com o Sebrae, traz respostas importantes do ponto de vista prático. Os frutos que temos colhido não são resultado de uma aposta. É trabalho constante, política pública aplicada desde 2017. Isso é comprovado pelo saldo do Caged, no qual São Bernardo aparece entre as 20 cidades do Brasil que mais empregaram em 2022, além dos números oficiais de abertura de empresas”, pontuou o prefeito Orlando Morando.
Levantamento do Índice de Concorrência dos Municípios (ICM), do Ministério da Economia, apontou que São Bernardo oficializou a abertura de 20.367 novas empresas no ano passado, o equivalente a média de 1.697 por mês. O principal registro de natureza jurídica de novas empresas no município trata de MEIs (Microempreendedores Individuais), que respondem por 15.438 (75%) do total. A Sala do Empreendedor, no andar térreo da Prefeitura, está inserida como uma das unidades responsáveis por esse fomento.
PARTICIPAÇÃO – Como pré-requisitos para participação nos cursos, é necessário que os interessados na programação sejam maiores de 18 anos e tenham ensino fundamental completo. As inscrições devem ser realizadas de forma online pelo link: https://forms.gle/ToLAXYeoZ6gJ2Wir8.