Santa Casa de São Bernardo será ampliada com apoio da iniciativa privada
Ação é fruto de parceria entre Toyota e Sindicato dos Metalúrgicos do ABC; diretor-presidente da Fehosp ressalta importância
- Data: 04/07/2023 17:07
- Alterado: 04/07/2023 17:07
- Autor: Redação
- Fonte: Fehosp
Santa Casa de São Bernardo será ampliada com apoio da iniciativa privada
Crédito:Divulgação
A Toyota do Brasil formalizou nesta terça-feira (4), a doação de R$ 5,5 milhões para o Hospital Irmandade Santa Casa de Misericórdia de São Bernado do Campo, a serem aplicados na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) e no Centro de Hemodinâmica, ação que beneficiará milhares de pessoas da região do Grande ABC. O evento contou com a presença do Dr. Eudes Quintino de Oliveira Junior, representando a Secretaria de Estado da Saúde e do diretor-presidente da Fehosp (Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo), Edson Rogatti, que representou o setor filantrópico.
De saída do município, a Toyota São Bernardo do Campo foi a primeira fábrica fora do Japão e a iniciativa veio com o intuito de deixar um legado para que, de alguma forma, ajude a comunidade local.
Construída com o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, a proposta possibilitará a finalização da UTI e a construção da sala de Hemodinâmica para a inauguração do centro cirúrgico completo. O espaço atuará em área que pode atingir 4 milhões de pessoas, em um raio de 10 quilômetros a partir da Santa Casa, e capacidade para cirurgias de pequena, média e alta complexidade, atendendo ao SUS (Sistema Único de Saúde) e convênios particulares.
O diretor-presidente da Fehosp, Edson Rogatti, destacou a importância de apoios como esse para o setor filantrópico de saúde. “O governo federal cobre apenas 50% dos gastos, então, é com ajuda da iniciativa privada e recorrendo à comunidade que conseguimos investir no setor filantrópico para melhorar a situação da saúde e ajudar aqueles que mais precisam”, pontuou.
Dr. Eudes também ressaltou a relevância do ato. “Esta proposta é tão grande, no sentido de levar adiante, principalmente no interior, onde temos grandes empresas que possam colaborar para dar esse apoio à saúde. Se cada um der um pouco, teremos um quinhão imenso”, falou. “Deixo expresso o agradecimento do secretário de Saúde (Eleuses Paiva) à Toyota, reconhecendo também o trabalho feito pelo Sindicato, todos do Conselho Deliberativo da Santa Casa e todas as pessoas que, direta ou indiretamente, trabalharam para o sucesso dessa empreitada”, completou.
“Para nós, é uma importância enorme (a parceria), pois estaremos construindo mais uma sala de hemodinâmica que atende o SUS, além de uma nova UTI de alto padrão para ajudar a população e atender as pessoas mais necessitadas”, disse o diretor da Santa Casa de Misericórdia de São Bernardo do Campo, Antonio de Pádua Chagas, que também é dirigente de Relações Institucionais da Fehosp.
O CEO da Toyota para a América Latina e Caribe, Masahiro Inoue, salientou que o compromisso da empresa “em melhorar a vida das pessoas está perfeitamente alinhado com a missão do hospital, e acreditamos que essa doação terá um impacto duradouro na comunidade”.
Participaram ainda, da cerimônia, Rafael Chang, presidente da Toyota Brasil; Moisés Selerges Júnior, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, além de outros representantes.
Homenagem
Durante o evento, Conrado Zambrini, que por muitos anos esteve à frente do Hospital Irmandade Santa Casa de Misericórdia de São Bernado do Campo e é voluntário da instituição, foi homenageado por sua atuação que ajudou a construir a história da entidade.
“De1988 até 2016 batalhamos, corremos atrás, tivemos muitas resistências políticas, apesar de não termos partido político nenhum. Estamos contentes por ver pessoas que participam e colaboram de uma forma muito positiva. Agradeço a todos e continuem na batalha por projetos que fortaleçam a saúde. Nada segura a gente quando queremos fazer alguma coisa”, declarou.
Sobre a Fehosp (Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo)
Há mais de meio século, a Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo – Fehosp – tem uma importante atuação na saúde brasileira. A representatividade e defesa da prestação de serviços em saúde através das Santas Casas e entidades filantrópicas do Estado de São Paulo se tornaram referências no Brasil, através de posicionamentos e a busca permanente pelo fortalecimento e valorização do setor.
Com uma dinâmica estruturada e apoio técnico, jurídico e de educação continuada, a Fehosp presta serviços fundamentais aos mais de 300 associados na busca pela profissionalização, excelência e sustentabilidade das organizações.