Reunião da APL do setor gráfico na Prefeitura de São Bernardo
Cartão do BNDES, inovação e balanço do atual mercado foram as pautas discutidas nesta quarta-feira
- Data: 09/10/2013 18:10
- Alterado: 09/10/2013 18:10
- Autor: Vinícius Dominichelli
- Fonte: PMSBC
Crédito:
Cerca de 20 pessoas entre empresários, trabalhadores, sindicatos e servidores da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SDET) se reuniram na tarde desta quarta-feira (9) em mais uma reunião do Arranjo Produtivo Local (APL). O encontro foi realizado no Salão Nobre da Prefeitura de São Bernardo do Campo.
Foram discutidas três assuntos: a inclusão de mais dois produtos para financiamento por meio do Cartão BNDES, inovação no ramo gráfico e também foi apresentando um balanço geral da indústria do ramo tanto na exportação quanto na importação.
O APL já enviou ao BNDES a solicitação de inclusão de mais dois itens para que micro, pequenas e médias empresas possam obter financiamento: papéis couchê e offset. Também será estudada, no futuro, a inclusão de mais três pedidos: financiamento de tintas, filmes e chapas.
O Cartão BNDES foi criado com o objetivo de proporcionar maior facilidade e flexibilidade de acesso à aquisição de insumos e fomentar a competitividade desse importante setor industrial para o país.
Outro item discutido foi a elaboração de um questionário, que será enviado para as empresas, que deverão responder quais suas principais dificuldades e como a inovação a partir de convênio com universidades poderia ajudá-las. O projeto ainda está em fase de estudos.
Por fim, a Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abrigraf) apresentou um balanço do atual panorama do mercado do ramo gráfico. Dentre inúmeros dados, os destaques foram para os principais importadores desse tipo de produto (China, Estados Unidos, Suíça, Alemanha e Espanha) e também os maiores exportadores (Argentina, Venezuela, Estados Unidos, Uruguai e México).
A próxima reunião do APL do setor gráfico está agendada para o dia 11 de dezembro, às 14h, novamente no Salão Nobre do Paço Municipal.
APL´s – Por meio das APLs, empresários, trabalhadores e o setor acadêmico coordenam esforços de modo a dinamizar determinados segmentos, como o gráfico, que conta com 547 empresas no ABC e emprega em torno de seis mil trabalhadores.