Representantes da FMABC entregam manifesto ao prefeito Orlando Morando
Durante o encontro a comitiva entregou ao mandatário municipal um documento manifestando preocupações referentes à situação da formação de profissionais e ao atendimento em saúde na região
- Data: 21/04/2022 15:04
- Alterado: 17/08/2023 05:08
- Autor: Redação
- Fonte: Centro Universitário FMABC
Representantes da FMABC entregam manifesto ao prefeito Orlando Morando
Crédito:Divulgação
Um grupo de representantes do Centro Universitário FMABC visitou na manhã dessa quarta-feira (20) o prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando, na sede da prefeitura. Durante o encontro a comitiva entregou ao mandatário municipal um documento manifestando preocupações referentes à situação da formação de profissionais e ao atendimento em saúde na região do Grande ABC.
O reitor do Centro Universitário, David Uip, liderou o grupo, que representa todos os setores da comunidade acadêmica da instituição, incluindo docentes, alunos, funcionários e colaboradores. Eles veem um risco iminente de perda de campos de estágio e deterioração dos serviços de saúde da região caso os equipamentos locais deixem de contar com a colaboração de estudantes e professores da FMABC.
Morando se colocou à disposição para auxiliar a instituição em favor da saúde regional, e destacou que no município de São Bernardo do Campo não há risco de perda de campos de estágio para os alunos do Centro Universitário, frisando que a cidade inclusive pretende ampliar a oferta de postos de trabalho. O secretário municipal de saúde, Geraldo Reple, também esteve presente e reiterou a posição do prefeito.
O manifesto também já havia sido entregue presencialmente para o mandatário do município de São Caetano do Sul, José Auricchio Júnior, no dia 11 deste mês, em encontro realizado no Paço da cidade.
O principal estopim para a produção do documento foi o edital de chamamento público da Prefeitura Municipal de Santo André, publicado em 2021, para gerenciamento, operacionalização, execução e fomento de serviços da Rede de Urgência e Emergência no município, que culminou com a seleção de organização de saúde externa à região do Grande ABC.
Os participantes do manifesto ressaltaram o serviço de excelência prestado pela FMABC há mais de 50 anos, e detalharam possíveis problemas que poderiam decorrer caso aconteça uma ruptura nos acordos entre as prefeituras e o Centro Universitário, que afetariam a população da região.
O documento teve apoio integral preocupados em assegurar o direito de continuar atuando como referência principal para assistência, ensino, pesquisa e extensão em saúde na região do ABC paulista, por meio da manutenção do Centro Universitário FMABC à frente dessas operações.