Projeto Tinkering: 77 educadores e 2.310 alunos de SBC já embarcaram

Com atividades adaptadas, iniciativa da Evoluir com apoio da Basf continuou promovendo a inovação da educação “mão na massa” em 2020

  • Data: 14/12/2020 17:12
  • Alterado: 14/12/2020 17:12
  • Autor: Redação
  • Fonte: Assessoria
Projeto Tinkering: 77 educadores e 2.310 alunos de SBC já embarcaram

Crédito:Divulgação

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“Não tenho nenhum talento especial, sou apenas apaixonadamente curioso”, disse ninguém menos que Albert Einstein ao descrever a si mesmo – em 1952. Quase sete décadas depois, a frase do brilhante cientista continua mais atual do que nunca, ao definir com propriedade o conceito de umas das mais modernas metodologias pedagógicas: a chamada educação “mão na massa”, uma forma mais livre e criativa de ensinar e aprender que reúne arte, ciência e tecnologia, estimulando a curiosidade e o pensamento crítico, colocando o aluno como protagonista. Em 2020, o projeto Tinkering levou esta inovação a 77 educadores e 2.310 estudantes da rede pública de São Bernardo do Campo. Viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, a iniciativa tem o patrocínio da Basf e é implementado pela Evoluir em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Bernardo do Campo.  

“O projeto Tinkering veio agregar ao Município de São Bernardo do Campo de uma forma muito especial esse ano, considerando a relevância de investirmos em formações no ano 2020, os nossos professores polivalentes tiveram acesso a um conteúdo que conversa com o que já estava sendo trabalhado na escola através dos PAPPs Tec. (Professores de Apoio a Programas e Projetos de Tecnologia) bem como a um material super caprichado e didático. Que o projeto possa alcançar outras Cidades e fazer a diferença como fez na nossa. Obrigada equipe Tinkering e Basf”, agradece Samara Dinis Da Silva, coordenadora de projetos do município.

Como funciona 

O projeto Tinkering é dividido em quatro etapas principais, compondo um processo que foi adaptado para o ambiente online por conta das restrições da pandemia: encontro virtual com os educadores para acolhida tecnológica, entrega das caixas T-Box, formação teórica e prática com muita mão na massa. Em horas de atividade síncrona, ou seja, com a participação simultânea dos educadores e do facilitador, os professores aprendem todos os passos do Steam (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics), metodologia de ensino americana que busca integrar conhecimentos de artes, ciências, tecnologia, engenharia e matemática para preparar os alunos para os desafios futuros como cidadão. No Tinkering essa técnica é chamada de CDF (Conheça, Desenhe e Faça), uma nova abordagem do Steam que trabalha a curiosidade, a pesquisa e a mão na massa. Cada professor recebeu duas T-Box que contém materiais variados, divididos nas categorias eletrônicos, ferramental e estrutural, incluindo suportes de pilhas, LEDs, motores, alicates, madeiras, arames, entre outros, que podem ser usados para uma infinidade de experiências pedagógicas criativas. Os materiais de apoio englobam ainda o guia do educador Tinkering – Experiência Criativa e a plataforma web Tinker Lab.

“O curso me ajudou a repensar minhas aulas e mostrou que não preciso ser tão conteudista para que o aluno aprenda e irei usar a abordagem Steam e o CDF. Percebi que poderia fazer muito mais coisas com meus alunos, as aulas, a interação com a galera, me mostraram que a caixa mágica do Tinkering é apenas um pequeno pedaço do mundo maravilhoso do faça você mesmo”, conta o professor participante do projeto, Roberto Araujo dos Santos.

A proposta de aprendizagem oferecida pelo Tinkering promove concretude ao aprendizado e está alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), apresentada pelo Ministério da Educação (MEC), especialmente porque essas abordagens consideram a aprendizagem de forma mais ampla e transversal – incluindo aspectos como a aprendizagem socioemocional – definindo um conjunto de competências gerais que devem ser desenvolvidas de forma integrada aos componentes curriculares ao longo de toda a Educação Básica. As competências foram definidas a partir dos direitos éticos, estéticos e políticos assegurados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais e de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores essenciais para a vida no século XXI.

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