Projeto De Bem com a Vida promove saúde e bem-estar nas UBSs de São Bernardo
Participantes realizam práticas corporais e atividades de lazer, como alongamento, yoga, danças e musicoterapia, entre outras
- Data: 03/01/2023 15:01
- Alterado: 03/01/2023 15:01
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de São Bernardo do Campo
Crédito:Divulgação
Com 12 anos de existência, o projeto De Bem com a Vida, realizado nas 33 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de São Bernardo, tem mudado a rotina de Geraldo Leonardo de Melo, de 75 anos, que frequenta o programa desde seu início. Com acompanhamento de educadores sociais, ele e outros participantes têm, por meio da iniciativa, a oportunidade de manter a saúde do corpo e da mente e, de quebra, ampliar o círculo de convívio. Entre as atividades ofertadas estão alongamento, caminhada, yoga, danças, musicoterapia, relaxamento, entre outras.
Mesmo se mantendo ativo – ele é integrante também do programa Campeões da Vida, na qual pratica natação – no ano passado se viu diagnosticado com depressão. “Em questão de dias, formou-se uma rede de apoio, principalmente aqui no grupo, me fazendo manter as atividades, vir aos médicos, seguir com o remédio, tornando esse momento apenas uma curta fase. O convívio vai para além desse projeto”, destaca.
A experiência de solidariedade e bem-estar proporcionada pelo projeto também foi vivida por dona Angela Maria de Freitas, de 66 anos, que depois de ter sua vida mudada pelo De Bem com a Vida, incentivou outras mulheres a ingressarem. “Foi como divisor de águas na minha vida, temos acesso às atividades físicas, cognitivas, passeios, sempre em um ambiente muito acolhedor”, define.
Gratuito e com faixa etária livre, o De Bem com a Vida oferece duas atividades por semana, que ocorrem nas instalações de cada UBS ou, eventualmente, em espaços próximos, com objetivo de ampliar a interação dos integrantes com o entorno e a comunidade. Para participar, é simples: basta se dirigir até a UBS de referência e consultar a programação para ingressar em um dos grupos.